Associação dos Jovens Agricultores de Portugal lança projeto oficialmente
O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, disponível online, promove a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER) através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador, comenta Firmino Cordeiro, Diretor Geral da AJAP na newsletter semanal do COMPETE 2020.
Testemunho | Eng.º Firmino Cordeiro, Diretor Geral da AJAP
Eng.º Firmino Cordeiro | Diretor Geral da AJAP
O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projeto da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), que tem como objetivo promover a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER), através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador.
Materializa-se em várias iniciativas, após um inquérito inicial, e análise dos dados, as atividades foram-se sucedendo dentro de uma lógica integrada e sequencial, que incluem uma plataforma online de informação e de qualificação, onde os JA e os JER têm acesso a conteúdos atualizados e relevantes para a sua atividade, promovendo a qualificação e facilitando opções e escolhas estratégicas.
Conta ainda com uma aplicação móvel para que os JA e os JER tenham acesso, rápido e intuitivo, a toda a informação. Numa lógica de divulgação, a AJAP tem em curso diversas atividades de comunicação, visando promover o projeto junto dos JA e dos JER, com enfoque nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
Consideramos de inestimável valor o contributo dado pelo COMPETE 2020 ao Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, cujo apoio visa impulsionar os territórios rurais, os seus jovens, atraindo outros, capacitando-os com mais inovação e tecnologia, e promovendo o empreendedorismo no Espaço Rural.
Apoio do COMPETE 2020
O projeto Capacitação e Promoção da Competitividade do Jovem Agricultor e do Jovem Empresário Rural é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de cerca de 529 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 450 mil euros.
Links úteis
Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) | Website