NanoID: Nova tecnologia une nanomateriais e inteligência artificial para reabilitar músculos de idosos
NanoID: Nanomateriais aplicados na reabilitação muscular de Idosos com recurso à Inteligência Artificial
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa o desenvolvimento de uma camisola de reabilitação, de design agradável e ergonómico, com base em têxteis inteligentes que integram (nano)sensores capazes de monitorizar vários parâmetros fisiológicos, nomeadamente o batimento cardíaco. Leia o testemunho de Raquel Sousa, Head of Digital Innovation Unit na INOVA+.
1. Síntese do projeto
O principal objetivo do NanoID é criar um sistema de tratamento neuromuscular por eletroestimulação. Para tal o projeto irá desenvolver um conjunto de elétrodos, integrá-los num vestuário, criar eletrónica e software de controlo, e um servidor remoto que controla o vestuário.

Para além disso irá também desenvolver um aplicativo para dispositivos inteligentes que permitirá ao paciente conectar-se ao sistema, comunicando com os seus cuidadores formais, obter informação sobre o estado atual de tratamento, comentar sobre as sessões, consultar o histórico do tratamento e fazer perguntas ao médico responsável (sistema de chat).

2. Testemunho | Raquel Sousa, Head of Digital Innovation Unit

Raquel Sousa | Head of Digital Innovation Unit na INOVA+
«O projeto NanoID tem como objetivo o desenvolvimento de uma camisola de reabilitação para idosos, com base em têxteis inteligentes que integram um conjunto de sensores e atuadores com múltiplas funções ao nível do tratamento muscular. A camisola, de design agradável e ergonómico, será munida de (nano)sensores secos e flexíveis baseados em filmes finos (nano)estruturados, com a capacidade de monitorizar vários parâmetros fisiológicos, nomeadamente a temperatura corporal, o batimento cardíaco e a atividade elétrica muscular.O apoio do COMPETE 2020 permitiu ao consórcio, composto por 6 parceiros, reforçar e direcionar a sua capacidade técnico-científica para o desenvolvimento de uma solução altamente inovadora, criando sinergias que irão permitir não só explorar o produto resultante do projeto, como desenvolver novos produtos e serviços, tanto a nível nacional como internacional.»
3. Apoio do COMPETE 2020
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto NanoID envolveu um investimento elegível de cerca de 1,4 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 999 mil euros.
4. Links úteis
02/06/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia