Export Chain to the future: Tecnologias disruptivas no futuro da internacionalização
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto 'Export Chain to the future' visa a sensibilização e qualificação das PME para implementar soluções tecnológicas, através da sua incorporação nos respetivos modelos de negócio.
Promovido pela AAPI - Associação de Acção Para a Internacionalização com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto 'Export Chain to the future' visa a sensibilização e qualificação das PME para a implementação de soluções tecnológicas, através da sua incorporação nos respetivos modelos de negócio, no sentido de se adaptarem a um mundo em constante mudança, cada vez mais complexo do ponto de vista tecnológico.
1. Síntese
O projeto 'Export Chain to the future' visa a sensibilização e qualificação das PME para a implementação de soluções tecnológicas, através da sua incorporação nos respetivos modelos de negócio, no sentido de se adaptarem a um mundo em constante mudança, cada vez mais complexo do ponto de vista tecnológico.
Este projeto tem como objetivo estratégico preparar as PME para os desafios do futuro, antecipando a adoção de tecnologias disruptivas nos seus processos de desenvolvimento e de internacionalização, como é o caso de tecnologias ligadas à indústria 4.0 (Blockchain, IA, Big Data, Machine Learning e 5G), como forma de se adaptarem às mudanças desta nova era digital, promovendo modelos de negócio escaláveis, inteligentes e sustentáveis.
2. Testemunho de Paulo Lopes, Presidente da Direcção
A AAPI – Associação Ação Para a internacionalização vê na tecnologia o meio de tornar as empresas nacionais competitivas para lutarem pelo seu devido lugar de destaque nas maiores economias do mundo.
O acesso a informação útil sobre o impacto do digital na abordagem aos mercados, os agentes de exportação, os principais marketplaces e outros temas, que permitam apoiar as empresas na definição da sua estratégia de internacionalização, constitui atualmente um aspeto decisivo no crescimento da nossa economia. Uma das maiores debilidades das PME prende-se com o desconhecimento generalizado das sobre a economia digital que se constitui como fator inibidor da mudança de paradigma nos modelos de negócio. Não obstante, as PME portuguesas têm tomado consciência que é uma inevitabilidade a sua transição para o digital, não investindo, porém, o suficiente em conhecimento e competências nestas matérias.
Neste sentido surge o projeto Export Chain to the Future, que apostou na realização de várias ações de demonstração, sensibilização e capacitação junto dos empresários promovendo a adoção de novas estratégias que melhor os auxiliem a modernizar-se e adaptar-se a um mundo que se encontra em constante mudança e onde as tecnologias desempenham um papel cada vez mais importante e predominante.
Ao avaliar a oferta existente no nosso país, é possível afirmar que Portugal já possui um enorme potencial em termos tecnológicos, e apresenta condições para se poder vir a tornar uma referência neste âmbito. No entanto, há ainda um elevado número de empresas que, embora já estejam conscientes das mais-valias da transformação digital, ainda não conseguiram adotar estratégias de inovação integradas. A missão da AAPI é apoiar PME e os empresários dotando-os de informação útil e esclarecedora para que possam melhor compreender o ecossistema digital, desmistificando eventuais preconceitos associados à vulnerabilidade do sistema e caracterizando os elementos que o constituem.
Os objetivos do projeto Export Chain to the future, encontravam-se totalmente alinhados com os objetivos do COMPETE 2020, que previam que as empresas participantes no projeto se sentissem capacitadas a introduzir processos de inovação e que considerassem útil toda a informação, metodologias e ferramentas disponibilizadas para adotar novas estratégias. Estes objetivos foram superados com sucesso, tendo o projeto produzido vários outputs de extrema relevância tais como estudos, ebooks e webinares que se encontram disponíveis para visualização e download no website do projeto (www.exportchain.pt), tendo culminado com um evento de dois dias dedicado a dois temas disruptivos: A Inteligência Artificial e o Blockchain, que juntou mais de 150 participantes e mais de 15 oradores (nacionais e internacionais) na região de ílhavo, Aveiro.
Acreditamos que uma das formas das PME ultrapassarem determinados bloqueios relacionados com as dificuldades em dar um passo em frente no processo de transformação digital, é criando uma maior perceção de que o trabalho em rede entre empresas, parceiros tecnológicos, universidades e associações empresariais pode desempenhar um papel fundamental na criação de valor para todos os intervenientes. E este é o nosso principal objetivo. Internacionalização para nós é concretizar negócios e claramente empresas mais qualificadas, mais tecnológicas, mais competitivas são empresas que ficam mais perto de o fazer.
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto Export Chain to the Future é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de 299 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 254 mil euros.
4. Links
Vídeos das ações e workshops virtuais: >https://www.youtube.com/channel/UCt3Sx8EgspRaBHVX3iOn1gg
Intervenções do evento: ' A Inteligência Artificial e o Blockchain': >https://www.youtube.com/watch?v=mr-MYCnNP08&t=7404s
Export Chain to the Future
> Website
> Facebook
> Linkedin
25/08/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia