rePLANt: Implantação de estratégias colaborativas para a gestão integrada da floresta e do fogo

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o rePLANT é o primeiro grande projeto de iniciativa e operacionalização do Laboratório Colaborativo ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, que tem como propósito o desenvolvimento de atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento e de tecnologia, para aumentar a gestão florestal sustentável, a competitividade do setor florestal português e reduzir o impacto dos incêndios rurais.
1. Enquadramento 
 
O projeto nasce da necessidade de desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas, de forma que estas estejam cuidadas, protegidas e que sejam uma fonte de riqueza para as pessoas, as comunidades e o país. A valorização das florestas nacionais é um dos principais objetivos do rePLANt, que, através de um esforço colaborativo irá contribuir para uma gestão integrada das florestas e do fogo.
 
O rePLANt mobiliza 20 entidades, entre empresas líderes do setor e entidades de Investigação & Inovação (I&I), num esforço comum e coordenado para implementar 8 Estratégias Colaborativas que darão origem a novos Processos, Produtos e Serviços – Linhas de Atuação.
 
O rePLANt traz uma nova perspetiva sobre a gestão integrada da floresta e do fogo, alicerçada no conhecimento científico e tecnológico, por via da introdução de novos equipamentos mais eficientes e inteligentes para a floresta e com melhor performance ambiental.
 
2. Sintese 
 
Numa altura em que a floresta e o setor florestal estão na ordem do dia, e em que se discutem formas de aumentar a competitividade do setor a par com o desenvolvimento socioeconómico do país no contexto de uma economia circular global, este projeto mobilizador vem trazer uma nova perspetiva sobre a gestão integrada da floresta e do fogo, alicerçada no conhecimento científico e tecnológico. 
 
O desígnio principal deste mobilizador é contribuir para a maior valorização da floresta portuguesa através da implantação de estratégias colaborativas para gestão integrada da floresta e do fogo. Estas estratégias darão origem a novos produtos e serviços, na sua maioria suportados em tecnologias digitais, contribuindo para a redução do risco de fogo e introduzindo um elevado grau de inovação com vista a melhorar os processos de gestão e tomada de decisão das empresas florestais e energéticas, com impactos positivos em toda a cadeia, nomeadamente nos seus prestadores de serviços e nos produtores florestais, com grande impacto da economia das zonas rurais. 
O rePLANt irá contribuir para consolidar o mercado nacional em tecnologias e equipamentos para o setor florestal. 
 
O rePLANt é o primeiro grande projeto que irá permitir operacionalizar o Laboratório Colaborativo ForestWISE. Trata-se de um esforço sem precedentes para levar para o terreno as iniciativas prioritárias das empresas, expressas na Agenda de I&D ForestWISE. 
 
O projeto reúne todos os associados do ForestWISE - empresas florestais, energéticas e universidades - que no seu conjunto, representam toda a diversidade do setor florestal nacional e também um grande número de empresas de base tecnológica. Este consórcio multidisciplinar irá implantar 8 Estratégias Colaborativas, estruturadas em atividades de investigação industrial.
 
3. Objetivos
 
Introduzir um elevado grau de inovação nas operações florestais.
Aumentar capacidade de internacionalização das empresas do setor.
Estimular a criação de novas empresas e postos de emprego qualificados no setor florestal.
Potenciar a competitividade do setor.
Aumentar a segurança das populações que vivem em áreas florestais, diminuindo o risco de incêndios.
Melhorar os sistemas de prevenção e combate aos incêndios.
Preservar a biodiversidade.
 
4. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 5,6 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 3,3 milhões de euros.
 
5. Links
 
Projeto Replant

04/06/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia