Viagem: O projeto de internacionalização da AGAVI
Viagem; é este o nome do projeto da Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI) que envolveu três ações na América (Chile), Europa (Sevilha) e Ásia (Japão). O objetivo é promover o setor agroalimentar português, enquanto produtos premium, no sentido de criar valor acrescentado, criando oportunidades para a expansão da internacionalização e exportações.
Promover a gastronomia de Portugal nos mercados internacionais, no sentido de criar valor e novas oportunidades para o aumento da expansão e exportação de produtos portugueses é o objetivo deste projeto da Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI).
O projeto “Viagem” englobou três ações na América (Chile), Europa (Sevilha) e Ásia (Japão). Foram estes os diferentes continentes por onde passaram os navios do navegador Fernão de Magalhães, a caminho das ilhas das especiarias.
Acompanho sempre com muito gosto as ações de internacionalização da Agavi. Esta tive o prazer de poder acompanhar de perto desde a altura em que, em Novembro de 2019 a ação foi lançada na Alfandega do Porto num evento que se destacou pela convocatória, novidade e dimensão internacional. É muito bom quando sentimos que Portugal tem voz nalgum sector. E sem sombra de dúvidas o Melting e a Viagem constituíram um palco privilegiado para a promoção de sector. Recordo que a Viagem rememorou a Viagem de Circunavegação de Fernão de Magalhães. O desafio era fazermos o percurso da Sagres. Mas a pandemia não deixou. Apesar das más condições estive em Sevilha com o meu querido Amigo Hélio Loureiro – um grande Senador da gastronomia portuguesa. Ele a liderar a cozinha e eu na apresentação dos vinhos. Sei que outros enólogos e produtores estiveram mais tarde em Santiago do Chile e em Tóquio, onde sei que tivemos o nossos Chef Marco Gomes, em acções igualmente inspiradoras que abriram caminho para um ainda melhor conhecimento de Portugal e da excelência dos seus produtos.
Estive finalmente eu próprio na inauguração do Bolhão com alguns dos melhores colegas internacionais ligados ao produto. Fiz parelha com o chileno Daniel Greve numa masterclass de vinhos que julgo foi muito apreciada pelo conjunto de influencers e media presente.
Em nome da empresa que represento não posso deixar de agradecer à AGAVI e ao Compete esta parceria que em boa hora existe para apoiar a economia e as empresas. Foi uma Viagem de Portugal pelo Mundo que nunca esquecerei. Bem hajam