CAMELOT: Deteção eficiente de fraudes na nuvem com resultados premiados

Pedro Bizarro, Chief Science Officer da Feedzai fez um ponto de situação do projeto CAMELOT que visou a criação de uma plataforma de aprendizagem automática (AA) para ultrapassar os principais obstáculos que impedem as plataformas de Inteligência Artificial (IA) de atingirem um melhor desempenho, destacando a importância do trabalho em equipa do consórcio e do apoio de fundos comunitários.
 
 
1. Sintese
 
O projeto CAMELOT (autonomiC plAtform for MachinE Learning using anOnymized daTa) visa criação de uma plataforma de aprendizagem automática (AA) para ultrapassar os principais obstáculos que impedem as plataformas de Inteligência Artificial (IA) de atingirem um melhor desempenho, permitindo: 
 
Assegurar o cumprimento de restrições de tempo-real durante as fases de treino e de inferência de modelos de AA, garantindo custos mínimos de aluguer de recursos na nuvem. 
 
Possibilitar a aprendizagem a partir de dados anonimizados, contornando o problema de privacidade que impede a reutilização de informação entre modelos treinados recorrendo a dados de diferentes entidades (ex. instituições financeiras). 
 
 
Garantir que as plataformas de armazenamento de dados utilizadas pelas aplicações de IA se encontram sincronizadas, assegurando níveis de desempenho adequados. 
 
Com base no uso de Aprendizagem Automática (AA) no mundo real para evitar fraudes financeiras, o projeto Camelot visa melhorar o uso da AA em termos de recursos de nuvem, dados anônimos, processamento de pipeline de dados eficiente e desenvolvimento de modelos justos e explicáveis. 
 
2. Testemunho de Pedro Bizarro, Chief Science Officer da Feedzai 
 
Pedro Bizarro | Chief Science Officer da Feedzai   
 
CAMELOT é um projeto empolgante, onde nós, da Feedzai, podemos colaborar com nossos colegas do meio académico, para resolver problemas que importam para nós e para o mundo, como reduzir o uso de recursos de computador para economizar custos e energia, manter os dados pessoais privados, ou construir sistemas com mais justiça.
 
 
O CAMELOT não seria possível sem o apoio do COMPETE 2020, ao qual estamos muito gratos.
 
O projeto de dois anos está apenas no nono mês, mas, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o consórcio já colaborou em seis publicações, três patentes e um prémio para a Tese de Mestrado de Destaque (André Cruz, Feedzai) em "Inteligência Computacional" em Portugal pelo IEEE Portugal.
 
 
3. Sobre a Feedzai
 
A Feedzai é uma empresa dedicada à aplicação de técnicas avançadas de aprendizagem computacional (machine learning), inteligência artificial e big-data para prevenção de fraude e crime organizado. É uma empresa líder no uso de inteligência artificial (IA) para detectar fraudes financeiras em tempo-real. 
 
Fundada por cientistas de dados e engenheiros aeroespaciais, a Feedzai é considerada a melhor da categoria pela Aite e uma das empresas de IA de maior sucesso pela  Forbes . 
 
4. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto CAMELOT foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial - na vertente em copromoção, Parcerias Internacionais - envolvendo um investimento elegível de cerca de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 803 mil euros.
 
O consórcio deste projeto é formado pela Feedzai, Universidade de Coimbra, FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), IST (Instituto Superior Técnico) e Universidade Carnegie Mellon.
 
5. Links
 
Feedzai  
 
Universidade de Coimbra | Website 
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Website 
Instituto Superior Técnico | Website 
Universidade Carnegie Mellon | Website  

 

18/03/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia