Solução inovadora de diagnóstico automático de cancros colorretal e cervical

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto CADPath.AI visa o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de realizar o diagnóstico automático, e fundamentado, de patologias oncológicas (cancro cervical e colo-rectal), através da análise de amostras histológicas, e a construção de uma metodologia para caracterização e identificação de patologias.

 

1. Projeto CADPath.AI: Computer-Aided Diagnosis in Pathology

 
1.1 Enquadramento
 
A doença oncológica e o seu diagnóstico são, cada vez mais, uma preocupação central da Anatomia Patológica; uma especialidade médica fulcral pelo impacto no diagnóstico, prognóstico e definição de terapêutica a aplicar. Dada a elevada complexidade que a realização do diagnostico apresenta, é necessário por vezes recorrer a uma segunda opinião.
 
 
O aumento de casos oncológicos, aliado ao aparecimento e subsequente proliferação de scanners para digitalização de lâminas resultou num aumento do interesse clínico e de investigação na patologia digital.
 
A patologia digital, além de permitir um diagnóstico em rede, poderá diminuir o tempo que o patologista despende na observação microscópia. 
 
 
1.2 Âmbito
 
Neste sentido, o CADPath.AI centra-se na conceção e desenvolvimento de novas tecnologias, capazes de realizar a análise automática da imagem de lâminas digitalizadas.
 
 
O CADPath.AI pretende desenvolver uma solução disruptiva, assente na melhor e mais recente tecnologia, que permita dar um salto considerável na forma como atualmente o diagnóstico anátomo-patológico de amostras histológicas é realizando, tornando este processo totalmente digital, automatizado e realizado por algoritmos que permitam não só identificar anomalias, como também o diagnóstico associado.
 
 
 
“Continuamos focados na melhoria contínua do diagnóstico, mas pretendemos ir mais longe e disponibilizar ao mercado uma ferramenta de diagnóstico automático de patologias oncológicas; uma base de dados, contemplando as lâminas digitalizadas e respetivas anotações, histórico clínico e diagnóstico; e uma plataforma para geração de conhecimento científico”, refere Ana Monteiro, gestora de projetos no IMP Diagnostics.
 
 
A tecnologia está a ser desenvolvida pelo consórcio do projeto CADPath.AI – Computer Aided Diagnosis in Pathology e é um projeto do IMP Diagnostics em parceria tecnológica com o INESC TEC e com a empresa Leica Biosystems.
 
Isabel Macedo Pinto - Diretora Geral do IMP Diagnostics
 
Equipa - IMP Diagnostics
 
1.3 Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto CADPath é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolvendo um investimento elegível de 986 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 712 mil euros.  
 
 
2. Sobre o IMP Diagnostics
 

IMP Diagnostics, fundado em 1998 e detido pela Dra. Isabel Macedo Pinto, é um grupo de laboratórios de referência em diagnóstico clínico, na área da Anatomia Patológica e Patologia Molecular, sendo 100% português desde a sua génese.  

A Anatomia Patológica é a sua paixão de vida e, por excelência, a especialidade médica de diagnóstico, imprescindível às decisões clínicas.

O investimento em inovação sempre foi um dos pilares de crescimento do grupo IMP Diagnostics, e o projeto CADPath.AI é um exemplo da ambição de trazer valor acrescentado ao diagnóstico e à evolução na saúde.

 

31/08/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia