Silvex investe em nova unidade de reciclagem de plástico em fim de vida

Em declarações ao COMPETE 2020, Hernani Magalhães, Presidente do Conselho de Administração explica o âmbito deste projeto “produção circular de plásticos” e a importância do apoio dos fundos comunitários.

 

1. Síntese

“Sempre a inventar uma vida mais fácil” é o posicionamento desta empresa portuguesa especializada em produtos de proteção e conservação em plástico, papel e alumínio que nasceu em 1968.

O projeto visa a redução da poluição pelo plástico e do seu impacto ambiental, através da transição da produção de produtos de plástico com base num modelo de economia linear para um modelo de economia circular. Assim, o processo produtivo da Silvex sofre uma alteração, passando de ser principalmente alicerçado na utilização de matéria-prima primária plástico virgem de origem fóssil; para um processo assente na utilização de matéria-prima secundária plástico reciclado.
 
Para assegurar a disponibilidade de plástico reciclado de qualidade, a empresa passará a produzir plástico reciclado nas suas instalações, a partir dos resíduos (designadamente plástico de embalagem usado) provenientes dos seus clientes distribuidores e retalhistas. Assim, por cooperação com os seus clientes, a Silvex introduz, na cadeia de valor do plástico, um modelo sustentável de recolha e transformação de plástico em fim de vida.

 

2. ​Testemunho de Hernani Magalhães – Presidente do Conselho de Administração

Hernâni Magalhães | Presidente do Conselho de Administração
 

“O investimento na nova unidade de reciclagem plástico pós-consumo da Silvex, apoiado pelo projeto 43909 | Produção circular de plásticos, encontra-se já em fase de laboração integral. A unidade começou a ser construída em final de 2019 e os equipamentos foram instalados em pleno período de confinamento devido à pandemia Covid-19, tendo a fase de arranque de produção iniciado em setembro de 2020, conforme planeado.

Numa ótica de economia circular para a qual foi desenhada, esta unidade veio acrescentar capacidade à Silvex para desenvolver projetos de circularidade, transformando os plásticos em fim de vida dos seus clientes em nova matéria-prima para produção de artigos de consumo. Tal facto, abriu oportunidades comerciais em novos clientes, incrementou negócios em clientes já existentes com um aumento de incorporação de materiais reciclados e em particular com verdadeiros negócios em conceito circular do ciclo de vida dos produtos. Em termos ambientais, com este investimento a Silvex já garantiu que mais de 1.700 toneladas de resíduos de filme plástico tivessem um destino de valorização e sem impacto ambiental negativo. 

Este investimento estratégico, não só para a Silvex mas também para o País, foi realizado em circunstâncias de mercado absolutamente novas e o apoio financeiro através do COMPETE 2020 foi fundamental para a rápida execução e cofinanciamento deste projeto.”

 

3. Apoio do COMPETE 2020 

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, o projeto “Produção circular de plásticos” envolveu um investimento elegível de cerca de 6,8 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,7 milhões de euros.

 

4. Outros Projetos da Silvex Cofinanciados pelo COMPETE 2020 

 
 
"Silvex aposta na presença digital", notícia publicada a 30.07.2019 
 
 
5. Links
 
Silvex 

> Veja o vídeo sobre o projeto Economia Circular 

10/09/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia