Entrevista a Carla Pereira, Gestora de I&D da Controlar

Carla Pereira, Gestora de I&D da Controlar em entrevista na newsletter do COMPETE 2030 faz um ponto de situação do projeto "IS4SE: Industrial Sensing for Smarter Europe" e dos resultados já alcançados. 
 
IS4SE: Industrial Sensing for Smarter Europe
 
 
1. Enquadramento
 
O projeto IS4SE visou criar uma inovadora solução que combina hardware e software IoT/I4.0 para supervisionar vários parâmetros na indústria, com o propósito de aprimorar os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) em fábricas de produção automatizada.
 
Trata-se de um projeto de I&D Industrial à Escala Europeia que conta com a colaboração de 4 entidades de dois países (Portugal e Turquia). Este projeto teve o selo positivo do EURIPIDES², um cluster da rede Eureka que tem como propósito o desenvolvimento das áreas dos Sistemas Eletrónicos Inteligentes.

O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema inteligente que melhore a eficiência e segurança de empresas metalúrgicas, através do desenvolvimento e integração de sensores no chão de fábrica, que permitam a recolha de dados em tempo real. Além disso, será desenvolvido um sistema de inteligência artificial que consiga retirar KPIs de interesse para a produção e que melhore diversos aspetos do chão de fábrica.

 

Carla Pereira | Gestora de I&D da Controlar
 
2. Entrevista
 
 
2.1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
O início do projeto coincidiu com a pandemia COVID-19 o que colocou diversos desafios extra ao projeto tais como a impossibilidade de visita ao chão-de-fábrica da empresa BORCELIK, localizada na Turquia, bem como diversos atrasos na entrega de matérias-primas e componentes.
 
O facto de não ter sido possível visitar a instalação fabril aumentou ainda o desafio relacionado com o desenvolvimento de sensores específicos para a aplicação em causa, bem como a própria instalação e colocação em funcionamento do sistema de monitorização da linha de produção.
 
Outro desafio que o projeto teve foi o trabalho em equipa entre entidades de outros países com culturas muito distintas e fusos horários diferentes.
 
 
2.2 Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados? 
 
O projeto tinha quatro grandes objetivos, a saber;
 
> Desenvolver sensores de gases, wearables, para a deteção de níveis perigosos de HCl;
> Desenvolver um de kit de sensores baseados em eletrónica impressa;
> Desenvolver um sistema modular composto por eletrónica híbrido que consiga ler dados de vários tipos de sensores e enviá-los para um servidor;
> Desenvolver um sistema de otimização da produção para a indústria do aço através da visualização de alertas com ferramentas de realidade aumentada que inclua modelos de Inteligência Artificial (IA) para otimização da produção na indústria.
 
Foram alcançados todos os objetivos supramencionados com a exceção da validação final dos modelos de IA porquanto os mesmos encontram-se em fase final de testes.
 
 
2.3 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Destacamos o desenvolvimento da Gateway, designada de QIO2, e que permite a comunicação bidirecional com os dispositivos de hardware para recolher dados dos diferentes sensores e enviar sinais de controlo para os diversos dispositivos, bem como a sua aplicação numa área de atividade fabril distinta dos clientes da CONTROLAR.
 
 
2.4 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
O COMPETE 2020 tem tido um papel essencial na alavancagem do ecossistema de inovação da CONTROLAR porquanto tem permitido a realização de projetos de IDI de elevada ambição tecnológica com parceiros, clientes e entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de 441 mil euros e um incentivo FEDER de cerca de 313 mil euros.
 
 
4. Links
 

06/10/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030