Critical Software aposta na área de Inteligência Artificial
COMPETE 2020 alavanca investimento de I&D no Lexia, uma plataforma de assistente digital dotada inteligência para interpretar e responder a questões e dar alertas e insights relevantes com base em interações com o utilizador. Leia o testemunho de Paulo Gomes, responsável na empresa pelo Artificial Intelligence and Machine Learning.
1. Síntese do projeto
Em declarações ao COMPETE 2020, Paulo Gomes, Head of Artificial Intelligence and Machine Learning na Critical Software sintetiza o âmbito e as expectativas do projeto Lexia.
“A Critical Software está a fazer uma aposta muito grande na área de Inteligência Artificial no sentido de aumentar a competitividade dos seus serviços e soluções. Este apoio do COMPETE 2020 ao projeto de investimento Lexia vem permitir a aceleração da criação de soluções e know-how diferenciadores que nos coloquem numa posição competitiva na área de Inteligência Artificial.”
O projeto Lexia visa a I&D de um sistema de interação entre um utilizador/cliente e uma organização/ empresa para que essa interação seja o mais natural e eficiente possível. Baseando-se na comunicação em língua natural (em português e inglês numa primeira fase) entre o homem e os sistemas computacionais, o Lexia assume um papel de assistente virtual, dotado de inteligência para interpretar e responder a questões, e dar alertas com base em interações anteriores e premissas definidas pela empresa.
O fator de diferenciação do LEXIA é baseado em dois pontos: a capacidade de fazer análises complexas sobre os dados através de linguagem natural e a capacidade de ser proactivo usando técnicas de Machine Learning para aprender o comportamento do utilizador/cliente e usar este conhecimento em favor desse mesmo utilizador/cliente através da sugestão de alertas úteis.
Paulo Gomes acrescenta que “o Lexia permitirá evoluir e diversificar o seu portfólio de serviços e soluções, permitindo-lhe consolidar o seu posicionamento em segmentos de mercado altamente concorrenciais e exigentes - como é o caso do Financeiro, Telecomunicações e Energia -, bem como reforçar a sua presença em mercados geográficos tecnologicamente mais evoluídos, como os EUA e os países da Europa Ocidental.”
A concretização do Lexia encontra-se, assim, totalmente alinhada com a estratégia de crescimento e expansão da empresa, permitindo-lhe reforçar as suas competências e o seu know-how na área da Inteligência Artificial, um dos campos de estudo de maior relevância dentro das TIC. Apesar de ter na sua equipa as competências nucleares para a execução do projeto e persecução dos objetivos que lhe servem de base, a empresa pretende subcontratar o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra para assegurar tarefas relacionadas com a exploração visual de informação, que se inserem em campos de estudo nos quais este departamento é internacionalmente reconhecido.
Pelo seu âmbito e, sobretudo, pelos objetivos a que se propõe, o projeto LEXIA posiciona-se como altamente inovador, potenciador de uma solução tecnologicamente disruptiva e de ampla relevância quer para as sociedades académica e empresarial, como para a própria sociedade civil.
2. Apoio do COMPETE 2020
O projeto “LEXIA: Plataforma de assistentes digitais inteligentes“ é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolveu um investimento elegível de cerca de 976 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 567 mil euros.
3. Links
Critical Software S.A.
29/10/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia