FireAI: sistema inteligente de detecção de incêndios florestais

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto FireAI – Intelligent Forest Fire Detection Solution nasce da necessidade de dotar o produto Bee2Fire Detection de mecanismos inteligentes que permitam reduzir ainda mais o tempo de deteção de incêndios e ignições com recurso a inteligência artificial.
 
 
1. Síntese do projeto
 
Foi com base nesta vontade de transformar o atual paradigma da deteção de incêndios que a Bee2fire, S.A. se candidatou ao apoio do COMPETE 2020, um instrumento estratégico fundamental que tem permitido que esta visão se materialize num produto diferenciador e, ainda mais importante, numa ferramenta eficaz contra o flagelo dos fogos florestais. 
 
Este produto, em desenvolvimento, tem com o objetivo disponibilizar um sistema de deteção de incêndios florestais inteligente, que conjuga as vertentes de deteção altamente fiável de incêndios em fase inicial, mesmo nas mais variadas e adversas condições de terreno, atmosféricas e ambientais conjugado com uma implementação fácil, simples e, principalmente, de baixo custo.
 
Numa altura em que o tema dos incêndios florestais entra na agenda e no dia-a-dia das populações, torna-se urgente desenvolver uma solução de deteção de incêndios de elevada eficácia, que permita ser facilmente implementada, de forma a garantir a cobertura mais eficaz de uma qualquer área florestal, independentemente da sua morfologia. Eficácia, simplicidade e custo reduzido, são claramente as três premissas da solução.
 
Com base nestes princípios, a equipa da Bee2Fire está a desenvolver, a melhorar e a trabalhar um sistema que "simula" um operador humano altamente qualificado na análise de imagens, a olhar ininterruptamente para um ecrã a transmitir imagens em contínuo, de múltiplos ângulos, de uma floresta de qualquer dimensão.
 
A utilização de técnicas de Deep Learning tem vindo a ser uma aposta no apoio à deteção automática de incêndios florestais. A ideia base consiste em conceber modelos de redes neurais que consigam extrair características de imagens e classificar essas mesmas imagens em determinadas classes, conforme as características que apresentem.  

>Exemplos de imagens de treino 

 
O projeto está agora numa fase em que serão reforçadas várias componentes de comunicação, quer pela participação em feiras, com um duplo objetivo de o divulgar o, mas também de verificar o estado da arte tecnológico em termos internacionais para o tipo de tecnologias usadas. Por outro lado, e em face da situação atual, serão realizados investimentos quer na presença on-line do sistema, quer na produção de material de apoio de divulgação assim como conteúdos multimédia de explicação de funcionamento e vantagens do sistema.
 

>Sistemas instalados no terreno para testes 

 
 
2. Testemunho do Promotor | Tiago Andrade, administrador da Bee2Fire 
 
 
“Contar com o COMPETE 2020 é estratégico. Um verdadeiro acelerador que tem permitido o desenvolvimento deste sistema em múltiplas áreas, quer do ponto de vista técnico e científico, pois trata-se de um sistema que incorpora diversas técnicas cientificamente inovadoras, quer do ponto de vista da sua divulgação ao mercado, nacional e internacional. Os instrumentos colocados ao nosso dispor pelo COMPETE 2020, estão a transformar e a ampliar, em muito, a dimensão deste sistema, apenas possível pelo conjunto de recursos que o programa nos tem disponibilizado”.  
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de cerca de 734 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 420 mil euros.

06/08/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia