EcoGreenRoof: Desenvolvimento inovador de substratos para coberturas verdes e jardinagem
Em declarações ao COMPETE 2020, Paulo Palha, CEO da Neoturf faz um ponto de situação do projeto EcoGreenRoof que visa a investigação num sistema de coberturas verdes inovador.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de substratos ecológicos, através da seleção e utilização de resíduos industriais de base inorgânica e orgânica, para aplicação em coberturas verdes.
A Neoturf, empresa de espaços verdes fundada em 1999 e especialista em infraestruturas verdes (coberturas e paredes verdes) e soluções com base na natureza, visa que as formulações sejam tentativamente produzidas, de modo exclusivo, a partir de resíduos industriais e/ou materiais derivados do tratamento de resíduos.
Testemunho de Paulo Palha, CEO da Neoturf
O projecto EGR está a desenvolver-se de acordo com o planeado, tendo sofrido atrasos, em algumas tarefas, devido à situação pandemica do COVID-19.
Estão a ser testadas as formulações finais, numa cobertura verde piloto, que foi instalado no edifício da Critical Concrete, na cidade do Porto.
Daquilo que é possivel verificar até ao momento, na curta existência do piloto, os resultados são promissores, para que se consiga atingir o objectivo deste projecto: desenvolver substratos para coberturas verdes e jardinagem que sejam produzidos totalmente (ou pelo menos maioritariamente) com resíduos industriais.
Os trabalhos de laboratório prosseguem, bem como a preparação para a necessária divulgação e acções comerciais.
Confirmando-se as expectativas do projecto, e todos os dados positivos obtidos até ao momento, podemos estar perante um produto único a nível mundial, que reforçará a competitividade e visibilidade das empresas que fazem parte deste consórcio.
Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto EGR - EcoGreenRoof envolveu um investimento elegível de cerca de 685 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 470 mil euros.