COMPETE 2020 impulsiona indústria de moldes com o projeto “Reshaping the Future”
Luis Francisco Febra, Administrador do Grupo Socem, partilha as conquistas necessárias para dotar a empresa com a expertise necessária para fabricar moldes de maior tonelagem e dimensão.
Reshaping the Future
Legenda - Vista área da Socem MS
No âmbito do COMPETE 2020, a Socem MS avança rumo à vanguarda da indústria de moldes com o projeto ambicioso "Reshaping the Future". Este projeto estratégico teve como objetivo ampliar a capacidade de produção e dotar a empresa com a expertise necessária para fabricar moldes de maior tonelagem e dimensão. A aposta na inovação destacou-se pela introdução de robots colaborativos, capazes de executar tarefas com elevada precisão, promovendo uma revolução nos processos produtivos e consolidando a posição da Socem MS como líder no setor.
Luis Francisco Febra, Administrador do Grupo, destacou a importância do apoio do Programa para o êxito deste projeto.
1. Síntese
A Socem MS é uma empresa especializada na produção de moldes de média/grande dimensão, com capacidade para fabricar moldes de até 25 toneladas, principalmente destinados à indústria automóvel. No que diz respeito à sua visão para o futuro na cadeia de valor atual, a empresa pretende manter um foco contínuo em inovação e tecnologia. Este compromisso reflete-se no investimento em processos de automação e produção robotizada, bem como na expansão da capacidade de produção de moldes, com o objetivo de alcançar até 32 toneladas. Ao aumentar a capacidade para moldes de maior dimensão, a Socem MS reduz a sua exposição à concorrência asiática.
Legenda - Máquina Furação Moldmak
O projeto "Reshaping the Future" foi concebido para potenciar a capacidade de produção da empresa, capacitando-a para fabricar moldes de maior tonelagem e dimensão. A introdução de robots colaborativos desempenha um papel crucial nesse processo, executando tarefas com elevada precisão e inovando nos métodos produtivos.
Legenda - Área de produção de bancada (Montagem de Moldes)
Após a implementação bem-sucedida deste projeto de investimento, que atingiu 90% da execução prevista na candidatura, a Socem MS está agora habilitada a produzir moldes de maiores dimensões e tonelagens (até 32 toneladas). Equipamentos maiores e mais rápidos foram incorporados nas três áreas principais de produção (maquinação, furação e erosão), proporcionando uma resposta mais eficaz em termos de prazos aos clientes, o que é um diferencial no setor.
Além disso, a Socem MS comprometeu-se com a sustentabilidade ao adquirir equipamentos mais eficientes do ponto de vista energético. O investimento num sistema fotovoltaico de 147 kWp para autoconsumo permite à empresa produzir aproximadamente 25% da energia consumida na fábrica, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
2. Testemunho de Luis Francisco Febra, Administrador do Grupo Socem
O apoio do COMPETE 2020 no projeto de investimento da Socem MS foi de extrema importância, apoiando a empresa nos seus objetivos estratégicos de crescimento e no investimento a que se propôs, sendo hoje uma empresa capacitada para a produção de moldes até 32 Ton, trabalhando de uma forma mais célere e isso permite fidelizar clientes num setor onde o fator tempo é determinante.
O apoio do COMPETE 2020 permitiu á Socem MS alavancar mais algum investimento, que certamente sozinha a empresa não o poderia fazer, pelo que assim conseguimos ir mais rápido na obtenção dos nossos objetivos de crescimento e inovação ajudando a potenciar as exportações nacionais, uma vez que atuamos num setor maioritariamente exportador.
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial (Produtiva), envolvendo um investimento elegível de 3,2 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,6 milhões de euros.
4. Links úteis
04/01/2024 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Comissão Europeia
Inovação Produtiva
COMPETE 2030
Portugal 2030