Como promover o turismo acessível?
Como promover o turismo acessível? É este o desafio que o projeto ACTION visou responder, através de sistemas inteligentes com base na Web, para que pessoas com necessidades especiais possam usufruir dos benefícios que o turismo gera, esclarece Celeste Eusébio, investigadora responsável e Professora Associada na Universidade de Aveiro.
ACTION - Turismo acessível: cocriação de experiências turísticas através de sistemas inteligentes com base na Web
Na newsletter semanal do COMPETE 2030, falámos com Celeste Eusébio, investigadora na unidade de investigação GOVCOPP, Professora Associada na Universidade de Aveiro e investigadora responsável do projeto ACTION, cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visa contribuir para que pessoas que, atualmente, enfrentam grandes constrangimentos para participar na atividade turística, possam usufruir dos benefícios que o turismo gera.
1. Síntese
O projeto ACTION foi concebido para dar resposta a um grande desafio social, a promoção de uma sociedade mais inclusiva, utilizando como instrumento para a concretização desse objetivo o turismo acessível.
Este projeto tinha como objetivo principal desenvolver um sistema inovador que permitisse a comunicação, partilha de informação e transferência de conhecimento entre os principais atores que fazem parte do sistema turístico: (i) visitantes; (ii) agentes da oferta turística e (iii) instituições responsáveis pela formação em turismo.
Neste âmbito, através de uma abordagem multidisciplinar e integrada, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Como promover o turismo acessível através da cocriação de experiências turísticas, envolvendo todos os atores, com base num sistema inteligente suportado na web?
Devido à complexidade do fenómeno em estudo, o projeto foi desenvolvido através de uma abordagem multidisciplinar e recorrendo a uma triangulação de métodos de recolha e análise de dados e à utilização de tecnologias de informação e comunicação.
2. Testemunho | Celeste Eusébio, Investigadora Responsável do Projeto
Celeste Eusébio, Investigadora Responsável do projeto ACTION, Professora Associada na Universidade de Aveiro e investigadora na unidade de investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro
O projeto ACTION – Turismo acessível: Cocriação de experiências turísticas através de sistemas inteligentes com base na web – foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, entre julho de 2018 e abril de 2022.
Foi realizada uma análise do mercado de turismo acessível em Portugal, em termos de necessidades, motivações e constrangimentos associados à participação em viagens turísticas, uma análise da acessibilidade da oferta turística e uma análise das competências em turismo acessível que têm sido desenvolvidas nos cursos de turismo das instituições de ensino superior, em Portugal. Com base nestas análises foi desenvolvido e testado o protótipo de um sistema de informação para o turismo acessível, com o nome access@tour by action. Este sistema tem como objetivo, por um lado, promover a partilha de informação entre os atores envolvidos no turismo acessível, por outro, criar conhecimento que seja relevante para o desenvolvimento de uma indústria turística acessível e inclusiva.
Ao longo desses três anos e nove meses, foram desenvolvidas várias ações de sensibilização sobre a temática em análise, como também foram divulgados alguns dos resultados obtidos, através da participação em conferências nacionais e internacionais.
Foi realizada, na Universidade de Aveiro, uma conferência internacional – SSAT21: International Conference on Smart, Sustainable, Social and Accessible Tourism, onde vários investigadores e profissionais do setor, nacionais e internacionais, discutiram temáticas pertinentes para o desenvolvimento do turismo acessível.
No âmbito do projeto foram realizados workshops e encontros científicos e produzidas dezenas de publicações e comunicações, que se encontram disponíveis em http://action.web.ua.pt/index.php/publications-outputs/.
Este projeto foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Aveiro e contou com a colaboração de investigadores de outras instituições de ensino superior de Portugal (Escola Superior de Educação de Coimbra e ISAG – European Business School) e uma consultora da Dinamarca (Bodil Blichfeldt). Colaboraram também no projeto um conjunto de organizações que, não só acreditaram na sua exequibilidade, como também valorizaram a temática do turismo acessível.
Assim, o nosso agradecimento às instituições que prestaram apoio à candidatura do projeto, através de cartas de apoio, nomeadamente: a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (ARESP); a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE); a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL); o Banco BPI; o Turismo Centro de Portugal, a Associação de Turismo de Habitação (TURIHAB) e a Associação Salvador.
Um agradecimento muito especial a todas as pessoas com necessidades especiais, às organizações sociais que lhes prestam apoio e aos seus cuidadores informais pela sua participação e apoio no projeto.
A equipa de investigação agradece ao COMPETE 2020 e à FCT o apoio, sem o qual a realização do projeto e o alcançar dos seus objetivos e resultados não teria sido possível. Com este projeto foi possível dar voz a quem, frequentemente, tem sido esquecido nas políticas e estratégias de desenvolvimento turístico.
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto “ACTION - Turismo acessível: cocriação de experiências turísticas através de sistemas inteligentes com base na Web”, promovido pela Universidade de Aveiro, contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 215 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 183 mil euros.
4. Links úteis
Website do projeto ACTION - Turismo acessível
Livro “Cocriação de experiências turísticas acessíveis: conceitos, ferramentas e aplicações” | UA Editora
Universidade de Aveiro | Website
21/09/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030