LOCUS: a Internet das Coisas na produção criativa e intergeracional de conteúdos culturais georeferenciados

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela Universidade de Aveiro, LOCUS é um projeto multidisciplinar que propõe o co-desenho, desenvolvimento e avaliação de um sistema IoT e a compreensão do seu potencial para suportar o envolvimento intergeracional em atividades lúdicas de criação e exploração de conteúdos culturais e de aprendizagem da Herança Cultural dos territórios rurais da Região Centro de Portugal, nomeadamente da Aldeia dos Amiais, em Sever do Vouga.
 
 
1. Síntese
 
LOCUS é um projeto multidisciplinar que propõe o co-desenho, desenvolvimento e avaliação de um sistema IoT e a compreensão do seu potencial para suportar o envolvimento intergeracional em atividades lúdicas de criação e exploração de conteúdos culturais e de aprendizagem da Herança Cultural dos territórios rurais da Região Centro de Portugal, nomeadamente da Aldeia dos Amiais, em Sever do Vouga. 
 
 
2. Enquadramento
 
A preservação e promoção da Herança Cultural e da criatividade são cruciais para a identidade e construção de sociedades coesas, inclusivas e pluralistas. Por outro lado, a promoção da inclusão social e do desenvolvimento económico nas zonas rurais, nomeadamente através das TIC, é uma das seis prioridades para os programas de desenvolvimento rural dos Estados-Membros e Regiões, o que se reflete nos domínios prioritários nacionais e regionais de especialização inteligente, particularmente aqueles com os quais este projeto se encontra alinhado. Os significados e valores da Herança Cultural emergem das cadeias de conetividade que ligam seres humanos, artefactos, lugares e práticas e a IoT oferece potencial de materialização dessas conexões.
 
Porém, a I&D sobre o papel da IoT na preservação do Património Cultural dos territórios rurais é globalmente reduzida e desconhecem-se projetos nacionais. O LOCUS pretende contribuir para preencher esta lacuna, numa abordagem lúdica e imersiva ao Turismo Cultural para promover o desenvolvimento socioeconómico de Amiais e a comunicação intergeracional, como meio de evitar o isolamento e contribuir para um envelhecimento ativo e saudável. 
 
 
3. Testemunho | Lídia Oliveira, Investigadora responsável do Projeto LOCUS
 
Lídia Oliveira | Investigadora responsável do Projeto LOCUS
 
O projeto LOCUS - Territórios rurais ludicamente conetados - a Internet das Coisas na produção criativa e intergeracional de conteúdos culturais georreferenciados, foi um projeto multidisciplinar com uma abordagem inovadora, centrado no co-desenho, desenvolvimento e avaliação de um sistema IoT e a compreensão do seu potencial para suportar o envolvimento intergeracional em atividades lúdicas de criação e exploração de conteúdos culturais e de aprendizagem da Herança Cultural dos territórios rurais da Região Centro de Portugal, nomeadamente da Aldeia dos Amiais, em Sever do Vouga. 
 
 
Esta ideia inicial teve de sofrer um reajuste face ao cenário da pandemia COVID-19 e respetivos períodos de confinamento. Por uma questão sanitária e ética não foi possível continuar as atividades no contexto material e o projeto continuou, mas no metaverso Second Life. 
 
 
O projeto LOCUS deu um contributo ao nível da preservação e promoção da Herança Cultural, elemento crucial para a identidade e construção de sociedades coesas, inclusivas e pluralistas. Por outro lado, contribuiu para a promoção da inclusão social e do desenvolvimento económico nas zonas rurais, tendo sido criado um modelo de intervenção que permitirá a replicação do projeto, de modo a contribuir para as boas práticas.
 
 
4. Apoio do COMPETE 2020

O projeto LOCUS conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 231 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 196 mil euros.

 

5. Links

Website | Universidade de Aveiro 

Página | Projeto LOCUS 

17/02/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia