MobFood: Promover uma indústria alimentar nacional mais competitiva

O projeto MobFood visa que o setor alimentar seja sustentável, totalmente integrado, interligado, transparente, resiliente, seguro, eficiente na utilização dos recursos e centrado no consumidor, através de implementação de soluções nos três pilares principais: “Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, “Alimentação para a Saúde e Bem-estar” e “Alimentos Seguros e Qualidade”, comenta Fátima Carvalho, do Grupo Primor.
 
 
1. Síntese
 
O MobFood, um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico, resulta de uma reflexão conjunta de vários agentes do setor agroalimentar que procuram de forma integrada e estruturada responder aos desafios relacionados com a promoção de uma indústria alimentar nacional mais competitiva.
 
Passará pela promoção de novas estratégias de crescimento baseadas no reforço da capacidade tecnológica, de inovação e de I&D orientadas à obtenção de novos produtos, serviços, processos ou tecnologias, atuando ao longo de toda a cadeia de valor e reforçando a colaboração entre o setor empresarial e as ENESIIs (Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação).
Pretende-se que o setor alimentar seja sustentável, totalmente integrado, interligado, transparente, resiliente, seguro, eficiente na utilização dos recursos e centrado no consumidor. Estes objetivos serão alcançados através de implementação de soluções em três pilares principais: “Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, “Alimentação para a Saúde e Bem-estar” e “Alimentos Seguros e Qualidade”, materializando-se na investigação e desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços.
 
Promovido e construído pelo Portuguese Agrofood Cluster, o qual é presidido pela PortugalFoods, o consórcio MobFood é formado por 43 entidades que representam efetivamente todo o setor agroalimentar em Portugal. Esta equipa de trabalho engloba empresas de diferentes subsetores do agroalimentar e ENESIIs com competências científicas complementares que permitem uma abordagem completa das diferentes áreas do conhecimento fundamentais para o desenvolvimento integral da indústria agroalimentar.
 
 
2. Testemunho de Fátima Carvalho, Diretora Corporativa da Qualidade, Técnico e Inovação no Grupo Primor
 
Fátima Carvalho | Diretora Corporativa da Qualidade,
Técnico e Inovação no Grupo Primor
 
“O apoio concedido pelo COMPETE 2020 foi essencial para permitir explorar diferentes linhas de investigação em torno dos três pilares do MOBFOOD - Segurança Alimentar e Sustentabilidade, Alimentação para a Saúde e Bem-estar e Alimentos Seguros e Qualidade,- um projeto com o envolvimento de 43 entidades, empresas e entidades do sistema científico nacional, garantindo a concretização das atividades delineadas em novos produtos, processos e serviços para o aumento da competitividade do setor agroalimentar”.
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 7,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4,6 milhões de euros.
 
 
4. Links úteis
 

24/02/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia