Polopique Strategy: New value added products

O projeto “Polopique Strategy: New value added products” visa promover o aumento da capacidade da Polopique Tecidos, por via de avançada tecnologia que contribua para a produção de novos e diferenciados produtos, como sejam inovadores tecidos com combinações únicas de diferentes tipos de fios com espessuras extremamente finas.

1. Síntese

O projeto “Polopique Strategy: New value added products” materializa, através do aumento da capacidade da empresa, a possibilidade de produzir novos e inovadores tecidos, através de novos processos produtivos que permitam trabalhar as teias e tramas de formas distinta, em tecidos com características únicas no setor, decorrente da possibilidade de recorrer a conjuntos de diferentes tipos de fios com um nível de espessura não convencional (extremamente finas), algo que nenhuma outra empresa conseguiu alcançar para fins de moda e vestuário em larga escala, promovendo a flexibilidade do seu processo produtivo.

De salientar que o perfil inovador dos novos tecidos a produzir e exportar aportará maior valor aos tecidos de origem portuguesa, favorecendo a sua reputação e, bem assim, o aumento de exportações a este nível, em empresas portuguesas, principalmente PME, contribuindo para o ajustamento estrutural necessário ao reforço e modernização dos seus fatores de competitividade.

 

2. Sobre o projeto

 

2.1 Enquadramento

A Polopique Tecidos identificou a oportunidade de desenvolver novos tecidos adaptados ao perfil de procura internacional e com características claramente diferenciadoras no setor no sentido de explorar segmentos de mercado com públicos-alvo mais sofisticados e de elevado poder de compra. A empresa tenciona estabelecer um novo patamar de desenvolvimento do setor, ao introduzir a produção de tecidos através de fios com espessura não convencional, aliando, às caraterísticas de tecidos funcionais já explorados, a qualidade e conforto implícitos a fios de reduzida espessura, apenas possível por via da combinação, de igual modo inovadora, de um conjunto de tecnologias dimensionadas e preparadas para trabalhar fios de elevada fragilidade. 

No pré-projeto apenas se tornava possível atribuir aos tecidos determinadas caraterísticas por via da combinação de fios de espessura convencional, resultando em artigos com caraterísticas diferenciadoras (funcionais) mas estando-lhe associado um menor conforto, atenta a rigidez e peso dos fios em apreço. Os fios de reduzida espessura apenas eram utilizados no contexto do vestuário técnico, não sendo utilizados na produção de vestuário de moda e design. 

 

2.2 Âmbito

A Polopique Tecidos pretende apostar fortemente numa estratégia de diferenciação, investigando novas formas de inovar ao nível dos seus artigos e, bem assim, dos processos utilizados, de forma a criar novos tecidos, inovadores, diferenciadores e inexistentes no mercado nacional e internacional.  Seguindo uma estratégia de desenvolvimento contínuo de novos produtos, e tendo por base as tendências ao nível de design e moda na indústria de vestuário, a Polopique Tecidos tem identificado um conjunto de oportunidades de crescimento sustentado, reforçando o crescimento das suas vendas. 

O crescimento perspetivado pelo projeto resulta da oferta de tecidos compostos por fios com propriedades únicas, de alta qualidade técnica, proveniente do nível de espessura associado (significativamente mais reduzidos que a prática corrente do setor), os quais, aliados a avançadas técnicas de produção resultarão em tecidos com um nível de qualidade ímpar no mercado, bem como a associação a caraterísticas funcionais, (e.g. transpirabilidade e impermeabilidade), sem deixar de oferecer o conforto e o aspeto visual apelativo de produtos de gama média/alta, tendo em vista a consolidação do crescimento da sua atividade e o incremento a sua presença no mercado internacional, principalmente em segmentos com públicos-alvo sofisticados e de elevado poder de compra disponível. 

Os novos tecidos a desenvolver poderão ser aplicados em casacos, camisaria, blusas, calças, entre outros, masculino ou feminino de gama média/alta, não existindo, atualmente, outras empresas com a capacidade de produção deste tipo de produtos.

A expansão em causa envolve a realização de investimentos em infraestruturas de suporte ao crescimento da atividade da empresa, assim como a aquisição de novos equipamentos produtivos e a instalação de tecnologia state-of-the-art para a produção dos novos produtos, envolvendo um aumento da capacidade produtiva da empresa, sustentada também por uma maior eficiência de produção. 

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Polopique Strategy: New value added products” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, com um investimento elegível de cerca de três milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,7 milhões de euros.

 

4. Breve histórico da empresa

O Grupo Polopique é uma referência mundial no setor têxtil presente em mais de 40 países. Empresa líder na indústria têxtil de vestuário, que se distingue pela sua inovação e verticalidade, sendo capaz de dominar todas as fases do processo produtivo têxtil, desde a fiação, passando pela tecelagem e ultimação, até à confeção e comercialização de produtos de alta qualidade.

Vídeo institucional da Polopique: https://youtu.be/p8HXMfu080I

O Grupo Polopique é hoje uma das poucas, senão únicas, unidades têxteis com integração vertical. Isto é, que assume o controlo de todas as fases do seu ciclo produtivo, desde a fiação à tecelagem e tricotagem, tinturaria e ultimação dos tecidos e até à confeção de peças de vestuário, que obedecem às tendências da inovação edesign, seguindo as sugestões do seu departamento de investigação e desenvolvimento. 

Para chegar a este ponto, a Polopique, fundada em 1996 por Luís e Filipa Guimarães, abandonou o hábito inicial de recorrer à subcontratação da produção e passou a criar ou a adquirir empresas que produzissem o que necessitava: ao comércio de têxteis inicial juntou, em 2003, uma empresa de acabamentos de tecidos, depois duas fiações e a tecelagem/tricotagem e, em 2013, a confeção e uma unidade de produção de energia (cogeração). 

A par desta escalada vertical, a Polopique foi também investindo em tecnologia, o que levou à otimização dos processos de produção, à melhoria da qualidade dos produtos e à eficiência produtiva. 

A Polopique exporta quase toda a sua produção (97%) e conta no seu portfólio de clientes com empresas como a Inditex (dona da Zara), de que é uma das principais fornecedoras. Mas os seus produtos encontram-se em lojas por todo.

 

5. Links

29/10/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia