Criação de ilha-sombra na Praça Central do Cartaxo e arborização do Parque da Quinta das Correias
João Heitor, Presidente da Câmara do Cartaxo comenta investimentos cofinanciados pelo COMPETE 2020, no centro urbano daquela cidade que visaram proporcionar um maior bem-estar aos cidadãos e que integram «uma estratégia local de desenvolvimento ambiental focada em medidas de sequestro de carbono, depuração do ar e suporte de biodiversidade».
1. Síntese
O intuito deste projeto é criar um centro urbano do Cartaxo mais confortável, de forma a mitigar o impacte das elevadas temperaturas que se fazem sentir na cidade e tornar o Cartaxo mais resiliente às alterações climáticas.
Assim. as intervenções irão proporcionar um maior bem-estar aos cidadãos, que nela procuram espaços para desfrutar do meio ambiente e descansar da azafama do dia-a-dia.
2. Testemunho | João Heitor, Presidente do Cartaxo
|
O apoio do COMPETE 2020 contribuiu para a qualificação do centro urbano da cidade do Cartaxo, que passou a estar dotado de novos elementos, que proporcionam um espaço mais verde, mais confortável e mais fresco. Desta forma, estamos a mitigar o impacto das elevadas temperaturas que já se fazem sentir, tornando o Cartaxo mais resiliente às alterações climáticas.
O COMPETE 2020 2020 também permitiu o aumento do investimento na arborização da cidade, promovendo os ecossistemas naturais em contexto urbano e valorizando o espaço público e a sua fruição. Estas ações integram uma estratégia local de desenvolvimento ambiental focada em medidas de sequestro de carbono, depuração do ar e suporte de biodiversidade.
|
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto é promovido pelo Município do Cartaxo e conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do aviso 11/REACT-EU/2021 - (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, envolvendo um investimento elegível e incentivo FEDER de cerca de 74 mil euros.
4. Links