Plano Estratégico de Arborização para o Monte de Santa Quitéria
Vereadora, Rosa Pinto O projeto "Plano Estratégico de Arborização para o Monte de Santa Quitéria - Felgueiras" visa a requalificação da encosta poente e sul do Monte, cujos objetivos traduzem-se no sequestro de carbono, na minoração dos efeitos da poluição, na depuração do ar e no suporte de biodiversidade. |
O “Plano Estratégico de Arborização para o Monte de Santa Quitéria”, desenvolvido pelo Município de Felgueiras, visa a requalificação da encosta poente e sul do Monte de Santa Quitéria. A área de intervenção do referido Plano abrange uma área de 45ha.
No sentido da concretização deste projeto, o município de Felgueiras submeteu a candidatura COMPETE 2020, uma parte do projeto que se traduziu na primeira fase de implementação do mesmo.
A primeira fase comtempla uma área de intervenção de 6.2ha, sendo uma área arborizada que confronta com a cidade de Felgueiras e apresenta atualmente uma baixa qualidade visual e sensorial. As ações propostas refletem-se no combate e controlo de espécies invasoras, na arborização de espécies autóctones representando diversas coleções florestais, criação de áreas de lazer e a promoção da mobilidade da população.
Os objetivos gerais deste Plano traduzem-se no sequestro de carbono, a minoração dos efeitos da poluição, a depuração do ar e o suporte de biodiversidade.
Para além do contributo para o sequestro de carbono, constitui um importante contributo para a alteração de comportamentos sociais no sentido de se promover a utilização do espaço exterior para a realização de atividades ligadas à mobilidade e uma maior perceção dos benefícios ambientais e na saúde e bem-estar da população levando a maior longevidade, menores cuidados de saúde e práticas comportamentais mais sociais e interativas.
A Candidatura ao COMPETE 2020 impulsionou o início da implementação deste projeto, contribuindo para o cumprimento dos objetivos propostos. Como resultado da aprovação da candidatura, teremos um impacto positivo ao nível da resiliência, sustentabilidade e coesão territorial, sendo fundamental quanto à transição para uma economia verde e o combate às alterações climáticas.
O aumento dos espaços verdes e a criação de ilhas-sombra permitem reduzir os efeitos das ondas de calor, melhoria na qualidade do ar e promoção da biodiversidade. Por outro lado, contribuem para o desenvolvimento de soluções de base natural que permitem melhorar os serviços de ecossistemas em meio urbano. Com este projeto, o município de Felgueiras pretende investir na arborização crescente de espaços verdes e artificializados em meio urbano, pelo que se prevê um aumento significativo de coberto arbóreo e arbustivo numa percentagem de aproximadamente 80% face ao cenário existente.
3. Apoio do COMPETE 2020