GREENFUTURE: Especialização de PME no design, construção e manutenção de soluções de cobertura e fachada verdes
António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons em declarações ao COMPETE 2020 explicou o âmbito deste projeto que visa transferir conhecimento científico e tecnológico para as PME portuguesas que atuam neste mercado e a importância do apoio dos fundos comunitários.
1. Testemunho
António Tadeu | Presidente da Direção do ITeCons
O GREENFUTURE é um projeto financiado no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, promovido e executado pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, que tem como principal objetivo transferir conhecimento científico e tecnológico para as PME portuguesas que atuam no mercado das coberturas e fachadas verdes.
O aumento das zonas urbanizadas e da densidade populacional nas cidades tem vindo a tornar estas áreas cada vez mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas. Neste sentido, é essencial adotar medidas e soluções que permitam mitigar ou adaptar as cidades a esta realidade. As soluções baseadas na natureza (NBS, do inglês Nature Based Solutions) têm vindo a ser apontadas como possíveis soluções para a criação de ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes. Entre estas soluções, destacam-se as coberturas e as fachadas verdes que podem aportar benefícios para o edifício, através da melhoria do isolamento térmico e acústico, e para o ambiente urbano, através da retenção de água da chuva (amortecendo os picos de cheia), da mitigação do efeito da ilha de calor urbano, da melhoria da qualidade do ar e do aumento da biodiversidade.
Contudo, apesar do potencial subjacente às soluções de coberturas e fachadas verdes existem ainda diversos obstáculos à sua implementação, dos quais se destacam a dificuldade em conhecer os reais benefícios da sua implementação. Esta dificuldade é, ainda, acentuada devido à elevada diversidade de soluções e componentes que estão na origem destes sistemas, assim como à complexidade dos fenómenos envolvidos no seu comportamento global.
Este projeto pretende, assim, apoiar os técnicos e entidades envolvidas na implementação de soluções de coberturas e fachadas verdes, nomeadamente as PME, a desenvolver, projetar e instalar soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis, bem como apoiar a marcação CE dessas soluções.
Adicionalmente, pretende-se que o projeto possa promover a implementação mais generalizada destas soluções, potenciando a valorização económica do mercado português, bem como a adoção de soluções que contribuam para áreas urbanas mais sustentáveis e resilientes aos efeitos das alterações climáticas. Prevê-se que parte destes objetivos possa vir a ser alcançado através da criação de uma plataforma online onde serão disponibilizados, nomeadamente, materiais de apoio, casos de estudo e ferramentas simplificadas com o objetivo de auxiliar no design e na estimativa dos benefícios esperados com a instalação destas soluções.
Sem o apoio do COMPETE 2020 não seria possível a realização de um projeto desta dimensão e com ambição dos objetivos estabelecidos.
2. O Apoio do COMPETE 2020
O projeto GREENFUTURE está a ser cofinanciado pelo COMPETE 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), na vertente de Sistema de Apoio a Ações Coletivas, com um investimento elegível de cerca de 437 mil euros, correspondendo a um incentivo de cerca de 371 mil euros.
3. Links
12/01/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Links Relacionados
Website do projeto GREENFUTURE