Wast'Awareness: Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade
Falamos com Joana Carvalho, Coordenadora do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no CVR – Centro para a Valorização de Resíduos acerca do projeto Wast'Awareness.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Wast'Awareness visa concretizar a Transferência de Resultados de ID e Tecnologias Ready-to-Market junto de empresas do Norte, Centro e Alentejo com foco estratégico nos setores Agroalimentar e metalúrgica/metalomecânica.
1. Testemunho de Joana Carvalho, PhD – Coordenadora do Departamento de IDT
Joana Carvalho | Coordenadora do Departamento de IDT
O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, é um Centro de Tecnologia e Inovação, fundado em 2002 e localizado em Guimarães, cuja principal atividade é a valorização de resíduos. Atua no espaço intermédio do sistema de inovação, fomentando o desenvolvimento e a integração de novos processos, serviços ou produtos, baseado em conhecimento científico e tecnológico, ancorado em serviços de análises laboratoriais e de consultoria especializada, em áreas basilares como Bioenergia e Recursos, Eco Inovação, Circularidade e Sustentabilidade, Biotecnologia e Biorrefinaria e Ambiente e Tecnologias Verdes.
Recentemente, o CVR viu aprovado pelo COMPETE 2020 o projeto Wast'Awareness - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade. Este projeto pretende garantir a transferência de tecnologias ready-to-market e de resultados de investigação para empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo, aumentando a sua competitividade. As diferentes tecnologias, com aplicabilidade no mercado, irão apoiar setores estratégicos da indústria, como Têxtil, Calçado, Agroalimentar, Extração e Mineração, Metalomecânica e Metalurgia, Gestão de Resíduos e Tratamento de Águas.
Entre os principais objetivos operacionais a atingir com o projeto WAST’AWARENESS, contam-se, a promoção da aproximação das empresas às instituições de produção de tecnologias e inovação e a sua capacitação para apostar em IDI, como forma de aumentar a sua competitividade. Objetiva-se a criação de momentos de networking e reflexão conjunta interempresarial, como forma de geração de conhecimento e disseminação de boas práticas. Para a concretização deste objetivo, o projeto prevê a organização de eventos e outras iniciativas em formatos inovadores, capazes de gerar sinergias entre os vários agentes, para que seja propícia a criação de ligações que permitam parcerias de inovação e transferência de tecnologia.
Com a aprovação deste projeto, o COMPETE 2020 permitiu ao CVR consolidar a sua posição como representante da inovação colaborativa e forte impulsionador da competitividade do tecido económico português, alcançando excelentes resultados e promovendo uma dinâmica a que importa dar continuidade. O apoio pelo COMPETE 2020 foi primordial, disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Centro, potenciando o seu papel de participante ativo da rede de inovação para a competitividade económica portuguesa, na sua capacidade de gerar e transferir conhecimento, sob o princípio de que os resíduos são recursos que importa não desperdiçar.
2. Apoio do COMPETE 2020
O projeto Wast'Awareness é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de 387 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 329 mil euros.
3. Links
CVR - Centro para a Valorização de Resíduos | Website Universidade do Minho | Website TecMinho | Website Associação Portuguesa de Fundição | Website Associação Industrial do Minho | Website
08/09/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia