Inovação Vitivinícola: CVR Tejo detalha projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020

Numa entrevista reveladora para a newsletter semanal do COMPETE 2030, Luís de Castro, Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), partilhou insights sobre o projeto "Tejo Wine Region - Defined by a river. Refined by tradition". Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto aprofundou o conhecimento da Região do Tejo e dos seus vinhos entre especialistas do setor, líderes de opinião, media, importadores, distribuidores e o público em geral nos mercados estratégicos. Uma iniciativa que promete destacar a riqueza vitivinícola da região, enraizada na tradição e impulsionada pela inovação.
Tejo Wine Region - Defined by a river. Refined by tradition
 
1. Síntese
 
O projeto Tejo Wine Region - Defined by a river. Refined by tradition criou um maior conhecimento da Região do Tejo e dos seus Vinhos junto dos vários especialistas do setor, media, líderes de opinião, importadores e distribuidores e público geral nos diversos mercados definidos como estratégicos.
 
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) concentrou os seus esforços em consolidar e expandir a presença dos Vinhos do Tejo em diversos mercados, mantendo uma abordagem estratégica para garantir competitividade global. O projeto abrange várias áreas, nomeadamente:
 
Conhecimento de Mercados: Desenvolvimento de ações para compreender indicadores de consumo, hábitos, distribuição e concorrência nos mercados estratégicos.
 
Aumento da Visibilidade e Imagem: Implementação de um Plano Estratégico de Marketing e Comunicação, direcionado a públicos-alvo, visando reforçar a visibilidade da Região e seus vinhos, tanto em mercados já consolidados quanto em novos.
 
Alargamento de Mercados de Exportação: Consolidação e expansão para novos mercados, incluindo Alemanha, Reino Unido, Suíça, Suécia, Polônia, Brasil, Estados Unidos da América e China.
 
Abordagem Coletiva de Produtores: Promoção da cooperação empresarial entre produtores da Região do Tejo para uma abordagem coletiva nos mercados externos, especialmente na prospeção de mercados e estratégias de marketing.
 
Estabelecimento de Relações de Parceria: Atividades voltadas para o estabelecimento de parcerias com diversos agentes no setor vinícola, buscando influenciar positivamente as decisões de compra e manter essas relações a longo prazo.
 
Essas estratégias refletem o compromisso da CVR Tejo em promover os Vinhos do Tejo nacional e internacionalmente, mantendo a qualidade e destacando a excelência da região. O foco no conhecimento de mercado, marketing estratégico e parcerias duradouras evidencia a abordagem abrangente para enfrentar os desafios da competitividade global na indústria vitivinícola.
 
 
2. Entrevista | Luís de Castro, Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo
 
2.1 Como nasceu o projeto Tejo Wine Region - Defined by a river. Refined by tradition? 
 
Há alguns anos esta Região Vitivinicola que se denominava Ribatejo decidiu efetuar a mudança para Região Vitivinicola do Tejo. Esta mudança teve que ver com a «dificuldade» em explicar aos Clientes estrangeiros o significado de Ribatejo em comparação com a simplicidade de explicar Tejo dado que a geografia da região corresponde ao vale deste grande Rio Ibérico que foi formado ao longo de milhões de anos pelo próprio Rio que criou os seus terroirs dominantes e que tem uma influência dramática no clima da região, fatores essenciais que conferem características únicas á região e aos vinhos aqui produzidos. Com igual importância existe o conhecimento ancestral acumulado pelos nossos Produtores quer na viticultura quer na enologia. Havia então que encontrar um teaser para condensar tudo isto e, com a ajuda dos nossos parceiros de marketing, foi então criado o teaser que pretende em poucas palavras definir a região e a mais-valia das suas gentes «DEFINED BY A RIVER REFINED BY TRADITION»
 
 
2.2 Quais foram as principais motivações?
 
A CVR do Tejo tem diversas competências sendo a principal a de controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, licorosos e vinagres produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (DO do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo). No entanto de nada vale certificar vinhos cuja venda não esteja assegurada e, num mercado cada vez mais competitivo, a missão de ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados internacionais, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço, assume um papel muito primordial.
 
Foi esta a principal motivação para avançar com este projeto.  
 
 
2.3 Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
 
Quando se pretende penetrar pela primeira vez nos mercados ou se pretende reforçar a presença em mercados já tradicionais os desafios são múltiplos e constantes. Como fatores positivos temos em primeiro lugar a atual qualidade dos vinhos Portugueses que é muitíssimo boa. Temos uma profusão de castas autóctones que nos garantem também uma especificidade muito própria e apreciada por Compradores Estrangeiros. Portugal tem visto o Turismo aumentar ano após ano e os Turistas que nos visitam e que passam também a conhecer a nossa riqueza gastronómica e os nossos vinhos. 
 
 
Tudo isto são fatores positivos mas, infelizmente e em primeiro lugar a concorrência dos parceiros internacionais é desafiante , a qualidade intrínseca dos vinhos ainda não é justamente reconhecida pelo Consumidor na maioria dos mercados ( com exceção dos mercados lusófonos ) ; por outro lado, e até á pouco tempo, Portugal exportou muito baseado no baixo preço dos vinhos o que também não ajudou dar a conhecer ao Consumidor Estrangeiro o que produzimos de melhor e que possui melhor margem para os nossos Produtores. Portanto há muito trabalho de promoção a fazer e apesar dos esforços dos nossos Produtores, das diversas CVR´s e também da ViniPortugal há ainda muito a fazer até podermos mudar esta situação que dificulta a venda dos vinhos mais lucrativos. 
 
 
Novos desafios surgiram, entretanto, e que têm que ver com aumentos de impostos sobre bebidas alcoólicas, mudanças de hábitos de consumo, as alterações climáticas, a sustentabilidade e os ataques que o vinho tem sido alvo por parte de entidades de saúde internacionais que originaram diminuição do seu consumo a nível mundial.
Estes são os principais desafios com que nos debatemos também neste projeto.
 
2.3 Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?
 
Os objetivos são sempre o aumento da notoriedade do nosso Pais e Região e dos seus Vinhos e, consequentemente, o aumento e melhoria das suas vendas nesses mercados. Este objetivo não é algo que se obtém de forma automática; isto é, faz-se a ação e aumentam automaticamente as vendas até porque existem questões intangíveis, como é o caso do aumento da notoriedade, que influencia de forma positiva a melhoria da venda de vinhos.
Tendo em consideração o atrás exposto a resposta é afirmativa.
 
 
2.4 De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
Vamos passar a dar alguns números comparativos em litros nos mercados abrangidos por este Projeto entre 2015 e 2023:
  • Alemanha- em 2015 - 160.000litros e em 2023 - 370.000litros
  • Suécia- em 2015 - 265.000litros e em 2023  - 1.100.000litros
  • Reino Unido- em 2015 - 307.000litros e em 2023  - 450.000.000litros (apesar da influencia negativa do Brexit)
  • EUA- em 2015 - 308.000litros e em 2023  - 433.000litros
  • China- em 2015 - 555.000litros e em 2023  - 370.000litros (resultado da actual crise económica na China )
  • Brasil- em 2015 – 298.000litros e em 2023  - 1.254.000litros
  • Polonia- em 2015 - 133.000litros e em 2023  - 1.800.000litros
  • Suíça- em 2015 - 17.000litros e em 2023  - 110.000litros  ( não se fizeram as ações previstas neste projeto)
Pelo atrás exposto pode-se concluir que este projeto foi muito positivo. 
Em 2015 exportámos para estes mercados - 2.043.000litros e em 2023 - 5.888.000litros.
Os números falam por si e acho que não será necessário fazer nenhum destaque em especial.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com um investimento elegível de 1.470 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1.250 mil euros.
 
4. Links
 

18/01/2024 , Por Cátia Silva Pinto
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