PortugalFoods - Internacionalização do setor agroalimentar 2015-2017
1. Síntese
A PortugalFoods, na prossecução do seu objetivo de promoção da internacionalização das empresas do setor agroalimentar através de dois pilares – capacitação para a internacionalização e Business Intelligence – reforçou a sua atuação no PORTUGALFOODS HUB, submetendo um projeto mais abrangente para 2016/2017. Este projeto visa reforçar e promover a vocação e o conhecimento internacional do setor agroalimentar nacional por via da implementação de processos coletivos de informação, da capacitação das empresas e da mobilização em ações de promoção internacional.
Em torno de 12 HUB temáticos (Sweets, Biscuits & Snacks, Meat, Fish & Seafood, Cheese, Private Label, Tech, Empowerment, Logistic, Grocery, Beverages, Ready Meals e Foodservice), encontram-se em desenvolvimento atividades como:
- Análise e vigilância de mercados: elaborando estudos macroeconómicos, análise da evolução das tendências e levantamento do lançamento de novos produtos nos mercados identificados como estratégicos para o setor agroalimentar português.
- Desenvolvimento de ferramentas para uma oferta direcionada a mercados internacionais: elevando o nível de preparação e adequação aos mercados internacionais a penetrar, fortalecendo o capital de confiança entre os associados, tornando possível abordagens conjuntas aos mercados.
- Consolidação e mobilização para a formação de redes orientadas por HUB: contribuindo para a coesão e trabalho em conjunto com as empresas através de atividades dedicadas a sensibilizar as empresas para o conjunto de conceitos e metodologias previamente definidas e concretizadas.
- Capacitação das empresas para a Internacionalização: promovendo o acesso à informação tanto no domínio das estratégias de internacionalização, como no alinhamento da oferta dos produtos ao mercado através de Business Intelligence.
- Desenvolvimento de marca e comunicação: promovendo a imagem “PortugalFoods HUB” associada a valores positivos para o setor e para as suas empresas, criando diferenciação face à concorrência e potenciando produtos e áreas de negócio.
- Promoção Internacional: valorizando a oferta nacional agregada como por exemplo, participação em feiras, realização de Fóruns Internacionais de mercados previamente identificados, roadshow de jornalistas e a realização de uma conferência internacional.
Este projeto pretende, assim, implementar uma estratégia refletida e devidamente estruturada que assenta fundamentalmente:
> na capacitação das empresas para uma internacionalização sustentável, por via da promoção do conhecimento sobre mercados e da capacitação de novos exportadores;
> no desenvolvimento de uma oferta mais agregada, direcionada e competitiva, por via do fomento de redes/HUB, alinhamento da oferta com necessidades específicas dos mercados externos, desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e autoavaliação;
> no branding e promoção da oferta nacional sob a marca “PortugalFoods HUB”, assente num conceito one stop shop.
Até à data, e no conjunto das ações já realizadas, mais de 100 empresas já se associaram a este projeto, beneficiando não só do acesso à informação recolhida e trabalhada pela PortugalFoods ao nível da evolução macroeconómica e do acesso aos mercados identificados como prioritários, como também de informação de Business Intelligence produzida pelo Observatório.
O setor agroalimentar português e os seus produtos foram igualmente promovidos nas principais feiras internacionais do setor, valorização a oferta nacional, de forma agregada, nos mercados internacionais.
2. Apoio do COMPETE 2020
Com ínicio a 17 de setembro de 2015 e término a 16 de setembro de 2017, o projeto PortugalFoods – Internacionalização do Setor Agroalimentar 2015/2017 foi apoiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) e envolveu um investimento elegível de 837 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 711 mil euros.
Para Isabel Braga da Cruz, Executive Director da PortugalFoods “esta tipologia de projetos que o COMPETE 2020 corporaliza é fundamental para alavancar as exportações das empresas, em particular quando veiculada por associações, como a PortugalFoods, que têm as exportações como foco basilar de atuação.”
Isabel Braga da Cruz acrescenta, ainda, que “este projeto permitiu implementar uma estratégia refletida e devidamente estruturada que assenta fundamentalmente na capacitação das empresas, para uma internacionalização sustentável, por via da promoção do conhecimento sobre mercados e da capacitação de novos exportadores. Ainda, por via deste projeto, foi possível o desenvolvimento de uma oferta mais agregada, direcionada e competitiva, no fomento de redes e no alinhamento da oferta com necessidades específicas dos mercados externos. Mais, este projeto permitiu o desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e de autoavaliação que alavancam as exportações do setor agroalimentar nacional.”
3. Links úteis
> Notícia: PortugalFoods HUB: Criando sinergias entre as empresas para ganhar dimensão