Revista BOW – Portugal Business on the Way | AEP

 

 

 

Nasceu a Revista BOW – Portugal Business On the Way como resultado do trabalho desenvolvido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do apoio à internacionalização das empresas, com a implementação de ações de promoção externa, designadamente missões empresariais setoriais e multissetoriais, participações coletivas em feiras internacionais, mostras temporárias e permanentes de produtos, bem como ações inversas de compradores e investidores estrangeiros.

Esta publicação pretende divulgar e disseminar conhecimentos e contributos, de um conjunto de agentes económicos e entidades de referência, utilizando para o efeito ferramentas de benchmarking adequadas. Tem o objetivo de editar conteúdos escritos por personalidades ligadas à realidade empresarial portuguesa, projetando-a num contexto de internacionalização, recorrendo a análise de mercados alvo, e a publicação de testemunhos de quem com a AEP trabalha nos mercados, difundindo assim, um conjunto de informações pertinentes no âmbito dos protocolos multilaterais e da rede de contatos nacionais e estrangeiros que estabelece, bem como outros apoios às empresas.

O primeiro número desta publicação tem como tema de capa a Competitividade Global, Desafios e Oportunidades. O mercado-alvo analisado  é o Irão que, na sequência do levantamento das sanções económicas, revela uma dinâmica muito relevante para as empresas nacionais, com a realização de múltiplas iniciativas, quer missões empresariais, quer participação em feiras.

A periodicidade de edição é trimestral, e é disponibilizada em formato de papel e em formato digital para leitura online e download - aqui.

 

Ficha Técnica

 

 

Enquadramento no COMPETE 2020

A elaboração desta publicação é uma atividade materializada resultado de projetos de financiamento da internacionalização, de que é exemplo o projeto BOW Portugal Business On the Way, reconhecido como modelo de boas-práticas, e que tem contado com o apoio do COMPETE 2020 e da AICEP.

o reforço da capacitação empresarial das PME para a internacionalização, em que o objetivo é o do aumento da base e capacidade de resposta e a presença ativa no mercado internacional, para tal, integra soluções comuns e coerentes que pretendem dar resposta a um conjunto de problemas e, também, de oportunidades a explorar, oportunidades previamente identificadas. É decisiva a internacionalização das empresas PT para o desenvolvimento sustentado das atividades empresariais, através da abertura a novas perspetivas de negócio. A realidade com que as empresas nacionais se confrontaram nos últimos anos mostrou que as oportunidades não se esgotam internamente, e que o sucesso das organizações constrói-se também a partir da capacidade de evoluir internacionalmente e assim serem criadas as condições para um crescimento que se traduza em forte desempenho económico nacional e ganhos em competitividade.

É nesta conjuntura, e com estes pressupostos, que nasce o BOW 2016/2017, com a pretensão de reforçar a competitividade da economia nacional e a sua presença no mercado internacional através do reforço da qualificação para a internacionalização das PME portuguesas - 106 empresas, das quais 81 já identificadas em sede de candidatura, representando um rácio superior a 75% entre as PME com pré-adesão face ao total de PME previstas no projeto conjunto.

O BOW desenvolver-se-á em torno de 5 eixos principais de acordo com o seu Plano de Ação, no âmbito dos quais a AEP se propõe realizar inúmeras atividades com e para as empresas e nos mercados selecionados. Esta publicação tem enquadramento no Eixo 5 - Benchmarking & Disseminação e na Atividade 4 - Revista Trimestral, atingindo o objetivo de editar (impressa e digital) conteúdos de personalidades ligadas à realidade empresarial portuguesa, que a projectem num contexto de internacionalização. 

 

Fontes: AEP – Associação Empresarial de PortugalPortugal Business On the Way

30/08/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro