Portugal Excecional - Estratégia de Internacionalização do Setor Agroalimentar Português

O Portugal Excecional visa a capacitação do tecido empresarial do setor agroalimentar português para a internacionalização, através da implementação de iniciativas e ferramentas das quais destacamos a Plataforma Radar de Mercados Internacionais.

Testemunho

        Deolinda Silva - Diretora Executiva da PortugalFoods

"Com um período de execução compreendido entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, o Projeto Portugal Excecional 2.0 tem como objetivo principal a capacitação das empresas nacionais do setor agroalimentar para a internacionalização.

Este objetivo será atingido através da disponibilização de um conjunto de ferramentas de análise de oportunidades e potencial dos vários mercados e da realização de ações de promoção internacional para demonstração da oferta nacional.

No decorrer de 2020 foi já disponibilizada a toda a rede e através da Plataforma Radar de Mercados Internacionais, informação macroeconómica e de tendências de mercado de mais de 50 países, identificados como prioritários e/ou com potencial de crescimento para os produtos nacionais. No decorrer do próximo mês, serão disponibilizados os resultados do estudo realizado em 4 mercados sobre as preferências do consumidor internacional e o estudo de opinião internacional sobre conhecimento, valorização e diferenciação dos produtos portugueses.

Os efeitos provocados pela pandemia COVID-19 trouxeram a necessidade de se repensar toda a estratégia de promoção internacional do setor que estava prevista neste Projeto e que passará, em 2021, pelo reforço da promoção nos canais digitais, estando já a ser desenhadas e implementadas, em conjunto com a indústria e com as tutelas, um conjunto de iniciativas de promoção internacional do setor e da valorização da produção nacional.

O apoio do COMPETE tem-se revelado essencial na medida em que, desde 2011, vem apoiando a dinamização das iniciativas promovidas pela PortugalFoods que visam a capacitação das empresas nacionais para a internacionalização, o que tem contribuído diretamente para o exponencial crescimento da presença internacional das nossas empresas e das exportações de todo o setor agroalimentar."

 

Contexto

O setor agroalimentar inclui o conjunto de atividades relacionadas com a produção e transformação de matérias primas em bens alimentares ou bebidas e a sua disponibilização ao consumidor final, abrangendo atividades tão distintas como a agricultura, a silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e a distribuição. É um setor altamente competitivo, onde o efeito escala é importante, o que se comprova pela existência de algumas e conhecidas grandes multinacionais na área, apesar das empresas de menores dimensões serem predominantes.

Em Portugal o setor representa 20% da indústria transformadora. No contexto nacional, há uma década, o setor agroalimentar era caraterizado por desenvolver atividades centradas no mercado e consumidores tradicionais, com fraca orientação para a exportação e para o desenvolvimento tecnológico. A criação de polos e clusters no setor promoveu a capacitação tecnológica dos seus associados, o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria dos processos produtivos, auxiliando e estimulando as empresas a corresponderem às exigências dos mercados nacionais e internacionais.

 

PORTUGAL EXCECIONAL | Objetivo

O grande objetivo estratégico do projeto PORTUGAL EXCECIONAL consiste na capacitação do tecido empresarial agroalimentar para a internacionalização, através da criação e partilha de conhecimentos e da promoção do setor em mercados internacionais, promovendo o aumento das exportações e da visibilidade internacional do setor agroalimentar português.

A PortugalFoods, tem como missão promover a competitividade internacional das empresas do setor através da sua capacitação para a internacionalização e na identificação e captação de oportunidades. Este projeto reúne um conjunto de atividades cujo foco é facilitar, promover, definir e potenciar a internacionalização do setor.

Uma das atividades foi a criação e o desenvolvimento de uma plataforma online, Radar de Mercados Internacionais, que permite às empresas avaliar a qualquer momento, e de forma automática, o grupo restrito de mercados nos quais deverá incidir a atuação, oferecendo listas ordenadas de mercados prioritários e as principais tendências de consumo ai registadas, consoante as características e preferências de cada empresa.

Plataforma Radar de Mercados Internacionais

Na atual conjuntura o setor, à semelhança de muitos outros, teve de ser reinventar e de redefinir toda a estratégia de internacionalização. E se por um lado a Plataforma já existia como uma das atividades do projeto Portugal Excecional, ganhou com toda a situação Covid um novo folego e uma importância redobrada na medida em que aproxima as empresas dos mercados que lhes são prioritários disponibilizando informação relevante e sustentada.

A Plataforma Radar de Negócios Internacionais, permite às empresas avaliar a qualquer momento, e de forma automática, o grupo restrito de mercados nos quais deverá incidir a atuação, oferecendo listas ordenadas de mercados prioritários e as principais tendências de consumo ai registadas, consoante as características e preferências de cada empresa.

Importa referir que a informação presente na plataforma é dinâmica, sendo atualizada regularmente consoante alterações macroeconómicas, políticas ou de tendências nos mercados em causa, assim como através da alteração das preferências e da evolução da capacidade e das competências das empresas.

A informação sobre mercados está organizada por país e por tema. Existindo um conjunto de documentos publicados que estão disponíveis para ‘download’.

O acesso a toda a informação disponível no site Radar de Mercados Internacionais é gratuito, mas implica um Registo. Para facilitar existe no site um vídeo demonstrador do uso da plataforma.

 

Apoio do Compete 2020

02/12/2020 , Por Célia Pinto