WATT - What About Twin Transition

Testemunho de Ana Pires, Coordenadora da Área de I&D do Centimfe e Responsável Técnica do Projeto WATT

Ana Pires | Responsável Técnica do Projeto WATT
 

O projeto WATT pretende apoiar as empresas do cluster Engineering & Tooling a implementar a Transição Dupla (Digital e Ecológica), através da divulgação de boas práticas e metodologias de Transição Ecológica, assim como de demonstradores de tecnologias digitais inovadoras. O Programa COMPETE2020 financia este projeto, para que o conhecimento científico e tecnológico da Transição Dupla possa ser fácil e rapidamente transferido para as empresas, para que possam explorar novos mercados e serem mais competitivas. Para ser bem-sucedido, o projeto WATT precisa das empresas do cluster, para que estas consigam compreender os desafios da Transição Dupla e que medidas devem ser implementadas.

O projeto WATT é um projeto com e para as empresas. A cooperação com as mesmas foi possível através dos Dialogue Living Labs, sessões criativas e informais, onde as empresas puderam participar, contribuindo com as suas expectativas, receios e ambições, para chegarem a ações para a concretização da Transição Ecológica. Mais de 30 empresas do cluster Engineering & Tooling participaram, tendo identificado 11 desafios prioritários e mais de 100 ações para os vencer. A partir destas ações será elaborado um Plano de Ação a ser adotado pelas empresas, através da assinatura de um Pacto de Compromisso, para que a Transição Ecológica seja uma realidade em 2030. Nos próximos meses serão concluídos os diversos demonstradores tecnológicos digitais, juntamente com guias e workbooks para que as empresas adotem as medidas necessárias à Transição Dupla. O projeto pode ser acompanhado através do site watt.centimfe.com.

Enquadramento

O Centimfe atua nos sectores abrangidos pelo Cluster Engineering and Tooling, designadamente Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, enquadrando-se na cadeia de valor dos componentes moldados, na sua esmagadora maioria de base polimérica, mas também de vidro e metal. De forma geral, o Centimfe dá suporte às empresas do Cluster, mas a sua esfera de atuação é global, pois o próprio Cluster tem presença na grande maioria dos mercados setoriais e geográficos. Em termos setoriais podem ser destacadas áreas de grande intensidade tecnológica nomeadamente Automóvel, Eletrónica, Eletrodomésticos, Saúde, Aeronáutica e Embalagem, entre outros.

A missão do Centimfe é a de apoiar este setor industrial, nomeadamente pela promoção de atividades de investigação e desenvolvimento, de demonstração, formação, de vigilância tecnológica e de consultoria técnica especializada. No caso da Dupla Transição, o Centimfe pretende apoiar as empresas a encontrar soluções para os novos desafios lançados pelo Pacto Ecológico Europeu e o Futuro Digital. Para tal, o Projeto WATT pretende desenvolver um conjunto de atividades que materializem e reforcem a Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico para a indústria em particular e para o mercado em geral, no sentido de potenciar a valorização económica dos resultados de I&D, produzidos no âmbito do sistema de Investigação e Inovação, reforçando a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial.

O Projeto

O Projeto WATT tem como objetivo estratégico promover a valorização, transferência e disseminação de conhecimento tecnológico através do matchmaking entre problemas da indústria e soluções criadas, e da integração dos resultados e das tecnologias desenvolvidas em atividades de I&D, aumentando em termos qualitativos e quantitativos a partilha de informação tecnológica dirigida ao setor dos moldes, ferramentas especiais e plásticos. Pelas suas caraterísticas de Centro de Interface Tecnológico, o Centimfe tem as condições para ser o elo de ligação entre o conhecimento desenvolvido e as várias empresas do setor, analisando os problemas das empresas e identificando de que modo as tecnologias e o conhecimento gerado podem ser demonstrados e validados, adequando-se à para a especificidade de cada uma das empresas e dos seus desafios.

O projeto terá o Centimfe como interface entre os desafios da Dupla Transição -Ecológica e Digital, os desafios à competitividade das empresas e o conhecimento tecnológico desenvolvido em projetos anteriores. Deste modo, as questões que se procurarão responder com este projeto são:

- Quais são os desafios da Dupla Transição para o Cluster Engineering & Tooling? Há pontos de ligação e de desenvolvimento conjunto entre as duas grandezas da Dupla Transição?

- O conhecimento tecnológico e metodológico gerado em projetos anteriores será capaz de responder aos desafios da Dupla Transição no Cluster?

- As soluções que o conhecimento científico gerou são aplicáveis às diversas áreas de atuação do Cluster em causa: automóvel, aeronáutica, embalagem, saúde, construção, outros setores a explorar?

- As soluções podem ser integradas entre si, numa lógica de melhores tecnologias disponíveis (best available technologies) e de boas práticas e metodologias de DfX, para que a sua implementação pelas empresas seja concretizada num prazo temporal de acordo com as metas da Dupla Transição?

As respostas às questões colocadas serão obtidas através de ações de demonstração de desenvolvimento tecnológico, de ações de disseminação e de difusão de novos conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito da I&D, e através de roadmapping como meio de obtenção e produção de informação relevante sobre a Dupla Transição. O Projeto WATT é concebido tendo por base duas grandes abordagens: a Learning Factory, demonstrador direcionado para a consolidação e interligação de tecnologias I4.0 constituído por vários componentes específicos e modulares que, combinados entre si, apoiam as ações de demonstração de metodologias de desenvolvimento e design, novas tecnologias, melhoria de processos e produtos com base na digitalização indo ao encontro da transição ecológica; e o Roadmap para a Transição Ecológica, que procura estudar as soluções para que as empresas consigam implementar a Transição Ecológica de um modo rápido, eficaz e resiliente. Estas abordagens serão fortemente alavancadas pela disseminação, para que chegue de forma célere às empresas do setor.

Com este projeto, o Centimfe irá continuar a melhorar o posicionamento das empresas e o seu nível de desenvolvimento tecnológico para que o Cluster possa ser internacionalmente competitivo e diferenciador, para impulsionar a transição digital e os negócios de criação e análise de dados; acelerar a transição ecológica e de uso eficiente dos recursos nas cadeias de valor do fabrico; interligar e consolidar as tecnologias digitais já desenvolvidas para as empresas, em especial as PME; e continuar a suportar a adoção de tecnologias e melhores práticas de desenvolvimento e design de produto, equipamentos, ferramentas e processos industriais. O Cluster Engineering  &Tooling está fortemente representado, em duas NUTS - Norte e Centro, perspetivando-se que o interface criado entre o Centimfe e as empresas do Cluster no âmbito do Projeto WATT potencie a inovação territorial, diminuindo as assimetrias com outras regiões NUTS mais desenvolvidas.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pelo CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plástico e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas ((Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico), envolvendo um investimento elegível de 275 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 234 mil euros.

Links

Website do projeto

Website do Centimfe

10/01/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa