H2-UI4PT: A aposta da CaetanoBus no desenvolvimento de soluções para frotas amigas do ambiente
Tiago Ramos | Responsável do H2-UI4PT
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Enquadramento
O setor da mobilidade desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade, sendo um importante empregador e um motor indispensável para a competitividade da economia da União Europeia e do mundo. A importância do setor dos transportes e as fortes perspetivas de crescimento a ele associadas, coloca questões em matéria de sustentabilidade, a qual deriva, entre outros fatores, do crescente impacto ambiental originado pelos transportes.
A descarbonização do transporte rodoviário será determinante para limitar o aquecimento climatérico global até 2 °C em 2050, uma vez que o setor depende quase inteiramente dos combustíveis fósseis e emite mais de 20% do total de emissões de dióxido de carbono (CO2) no mundo, sendo que, muito previsivelmente, este impacto será ainda maior nos próximos anos.
Na Europa, a Comissão Europeia definiu como meta até 2050, para o setor dos transportes, uma diminuição das emissões de CO2 até 80% e do consumo de combustíveis fósseis em cerca de 70%, face ao ano de 1990. Para além do impacto ambiental, estas metas representam também impactos económicos relevantes.
Nesse contexto, numa lógica de mudança de paradigmas no setor da mobilidade, tem-se verificado, nos últimos anos, uma aceleração no que respeita à introdução e diversificação da oferta de veículos com características híbrido-elétricas e elétricas no mercado. Adicionalmente, são também notórios os esforços incutidos por parte dos organismos públicos para promover uma transição de veículos de motorização convencional (recorrendo a combustíveis fósseis) para veículos de propulsão elétrica. A este nível, importa referir as políticas da Comissão Europeia em matéria de apoio ao financiamento, a nível europeu e regional, de iniciativas de investigação e inovação que promovam o desenvolvimento e fornecimento de veículos “verdes” e eficientes.
Não obstante os esforços que têm vindo a ser realizados pelos players do setor a nível nacional (entre eles a própria CaetanoBus) e internacional, importa salientar que a aposta em novas soluções para ultrapassar os novos desafios da mobilidade e da descarbonização nos transportes, não poderá incidir apenas numa única tecnologia, sob pena de comprometer os objetivos traçados, assim como o grau de inovação dos avanços perspetivados. Com efeito, os desenvolvimentos tecnológicos deverão sustentar-se no aproveitamento de sinergias que emergem de diferentes tecnologias, como por exemplo, a integração de baterias com pilhas de combustível, beneficiando dos respetivos progressos tecnológicos e do potencial de utilização.
O Projeto
É neste contexto que surge o presente projeto, através do qual a CaetanoBus pretende dar continuidade a esta estratégia fortemente pioneira de desenvolvimento de novas tecnologias eco-friendly para diversificação do seu portefólio de produtos, apostando em novas fontes de energia que sustentem uma transição efetiva do paradigma de utilização de veículos com motores convencionais para veículos de uma nova geração, assentes em motorizações elétricas com emissões nulas de CO2 e na conjugação de diferentes tecnologias de armazenamento de energia, direcionados a percursos de média distância, segmentos de mercado onde a utilização exclusiva de baterias de lítio ainda não permite uma resposta adequada, dado que este segmento opera em circuitos de média-dimensão e, como tal, com regimes de operação, simultaneamente, constantes e extremos.
O projeto H2-UI4PT: H2 Usage Improvement for Public Transport tem como principal objetivo a investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam a hibridização de um autocarro urbano elétrico com uma nova solução fuel-cell direcionado a percursos de média distância. Pretende-se, assim, conceber e desenvolver um novo autocarro que beneficie do funcionamento sinergético de duas fontes de energia, nomeadamente uma pilha de combustível e uma bateria de lítio, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de energia, assegurando a adequada performance em regimes dinâmicos de aceleração/desaceleração e a capacidade de recuperar e armazenar a energia de travagem.
Para a concretização deste objetivo foi estabelecida uma estratégia de investigação inovadora assente em quatro vertentes técnico-científicas: i) estudar, caracterizar e otimizar o desempenho da pilha de combustível aplicada a um veículo pesado destinado a percursos de média-distância; (ii) conceber e desenvolver um conversor eletrónico de potência que efetue a gestão otimizada e a interface da bateria de lítio com o barramento de corrente-contínua; (iii) conceber e desenvolver um sistema de supervisão e gestão da repartição da energia armazenada e da potência elétrica necessária à tração/travagem regenerativa do autocarro; e (iv) estudar e desenvolver um sistema de climatização suportado pela reutilização da energia dissipada pela tecnologia de hidrogénio.
Neste contexto, o Projeto é promovido por um consórcio completo, formado por uma entidade empresarial, a CaetanoBus, a qual será suportada no conhecimento técnico-científico de dois departamentos da FEUP (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química).
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 2,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,2 milhões de euros.
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