Business Match Making - uma plataforma para fazer negócios com o mundo
Falamos com o João Dias, Administrador da AICEP e "Sponsor" deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020, que visa desenvolver uma plataforma denominada Business Match Making, que tem como objetivo ajudar as empresas exportadoras Portuguesas a exporem-se à procura internacional, gerando contacto e negócio.
João Dias - Administrador da AICEP e Sponsor do projeto Business Match Making
"Alargar a carteira de clientes, internacionalizar o negócio, aumentar a faturação e o retorno das vendas, são preocupações e objetivos das empresas portuguesas, que a AICEP partilha desde sempre. Encontrar soluções, apoiar projetos e potenciar oportunidades tornou-se ainda mais urgente em sucessivas conjunturas de crise.
A plataforma de Business Match Making está hoje em desenvolvimento e é a resposta digital aos problemas e necessidades que identificámos ao longo do tempo.
Esta plataforma tem como objetivo principal ajudar as empresas exportadoras a exporem-se à procura internacional de forma qualificada e orientada ao produto ou serviço.
Vai fornecer soluções por medida à busca internacional online, promovendo desta forma o contacto com potenciais fornecedores portugueses, gerando diálogo e oportunidades de negócio, assim como a visibilidade na web (SEO), importante para estimular novas vendas.
Figura 1 - Jornada do Exportador
Ao escalar o número de utilizadores, a plataforma de Business Match Making irá contribuir para o alargamento da base de potenciais targets internacionais, potenciar a concretização de negócios com menores custos de venda e melhorar a eficiência dos processos.
A plataforma de Business Match Making pretende também promover o contacto, partilha de experiências e associação, com ganhos de escala, entre pares do tecido empresarial português em processo de internacionalização e já internacionalizados, permitindo agregar ofertas complementares e gerar novos ecossistemas.
Vai alimentar as ligações das empresas internacionalizadas e da diáspora, mantendo dinâmicas de diálogo e retorno, favorecendo a partilha de dados entre os stakeholders, que se irá traduzir no aumento do conhecimento da comunidade empresarial sobre o negócio internacional."
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa (SAMA), envolvendo um investimento elegível de 817 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 695 mil euros.