AM4SP: Additive Manufacturing for Smart Plastics
Conversamos com Júlio Grilo, Research and Innovation Director da Simoldes Plásticos, que nos falou do projeto Additive Manufacturing for Smart Plastics - AM4SP:
Júlio Grilo | Research and Innovation Diretor da Simoldes Plásticos"O projeto Additive Manufacturing for Smart Plastics - AM4SP é um projeto I&DT empresas em copromoção entre a Simoldes Plásticos e a Universidade de Aveiro, inserido no âmbito da Iniciativa Clube de Fornecedores VW Autoeuropa. Iniciou a 1 de dezembro de 2020 com término previsto a 30 de junho de 2023.
Enquadramento
Os principais desafios com que a indústria automóvel se depara, atualmente, decorrem principalmente de três tendências disruptivas: a gradual autonomia dos veículos automóveis, a progressiva adesão a sistemas de mobilidade partilhada e o maior grau de conetividade, potenciado pela intensificação das tecnologias digitais. De um modo geral, a mobilidade partilhada e a condução autónoma constituem os principais drivers que modelarão o futuro da indústria automóvel, pertencendo à conetividade o papel de impulsionar e facilitar esta evolução.
É, neste contexto, que têm surgido nesta indústria novos players tecnológicos, associados à digitalização, sensorização, conectividade e Inteligência artificial, que têm apostado fortemente na conceção de soluções automóveis altamente avançadas e disruptivas, no sentido de dar resposta às necessidades da indústria automóvel que são cada vez mais sofisticadas e mais exigentes, impondo critérios de qualidade, fiabilidade, eficiência, produtividade, resistência, design, customização e personalização muito elevados aos seus fornecedores.
Assim sendo, um dos principais eixos de inovação e diferenciação dos players da indústria automóvel está centrado no desenvolvimento de produtos e componentes de segurança, sensorização e conetividade com claro enquadramento no novo conceito automóvel, cada vez mais focado no utilizador; a ilustrar isso mesmo, veja-se o crescente interesse dos Original Equipment Manufacturers (OEMs) nos conceitos de User eXperience (UX) e Interface Homem-Máquina (HMI – Human Machine Interface). O conceito automóvel está a deixar de ser encarado como uma “coleção” de sistemas mecânicos e hidráulicos para passar a ser considerado uma máquina altamente sofisticada controlada predominantemente por sistemas eletrónicos e softwares (“the car continues its transition from a hardware-driven machine to a software-driven electronics device”, de acordo com o estudo Rethinking Car Software and Electronics Architecture da McKinsey and Company de Fevereiro de 2018).
Objetivos
O AM4SP pretende planear, desenvolver, demonstrar e validar um conjunto de soluções inovadoras conducentes à obtenção de um painel de porta inteligente e com capacidade para responder às novas exigências da indústria automóvel, por recurso, do ponto de vista tecnológico, à Manufatura Aditiva (MA), e às capacidades de sensorização e atuação (HMI - Human Machine Interface) com recurso à eletrónica impressa e embutida e às potencialidades associadas à experiência do utilizador a bordo (UX – User eXperience).
Pretende-se que as soluções a desenvolver apresentem a impressão da parte plástica e da parte elétrica de forma sequencial, refletindo-se num produto customizável, com baixos níveis de stock e reduzidos tempos de produção. O atual estado de desenvolvimento das tecnologias de manufatura aditiva possibilitará a oportunidade de introduzir peças personalizadas a cada utilizador, sendo possível este interagir com um produto único e especial.
Nesse sentido encontram-se em aquisição equipamentos de manufatura aditiva considerados essenciais para a boa execução do projeto, sendo que o equipamento de Fused Deposition Modelling (FDM) da Minifactory já se encontra na Simoldes Plásticos, tendo realizado as primeiras impressões de peças plásticas.
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Figura 1. Equipamento de Fused Deposition Modelling (FDM) da Minifactory, à esquerda; peça impressa, à direita.
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Figura 2. Impressão de sensores capacitivos por robocasting, à esquerda; sensor capacitivo impresso, à direita.
Impacto
Com o presente projeto, o promotor-líder e único promotor empresarial do consórcio, a Simoldes Plásticos, dá mais um importante passo na sua trajetória de I&D e inovação e, consequentemente, no reforço do seu posicionamento distintivo no mercado. O AM4SP vem dotar a Simoldes Plásticos de um conjunto de soluções inovadoras, a integrar num painel de porta absolutamente novo a nível mundial, que será apresentado a relevantes OEM da indústria automóvel, reforçando o capital de confiança que a empresa suscita e estimulando o seu negócio.
Assim, na ótica da Simoldes Plásticos, o AM4SP capacitará ainda mais em termos de expertise nas áreas de eletrónica, sensorização e manufatura aditiva. Esta capacitação posicionará a empresa como first-mover, antecipando tendências e aumentando o seu poder negocial no seio da cadeia de valor automóvel, com os OEM a dirigirem-se cada vez mais à Simoldes Plásticos para acesso a soluções fortemente inovadoras e que se enquadram no conceito e no desafio da mobilidade do futuro.
Apoio COMPETE 2020
O desenvolvimento de soluções que possibilitem uma resposta mais eficaz e eficiente ao novo conceito de personalização de interiores do automóvel enfrenta desafios concetuais e tecnológicos substanciais. A solução para tais desafios envolve uma aposta consistente em I&D sendo o apoio do COMPETE essencial para atingir os objetivos propostos."
O projeto AM4SP é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de dois milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,3 milhões de euros.
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