ADE - Aveiro Digital Export - A aposta no acesso a novos mercados via canais digitais
Enquadramento
O nível de transformação digital nas empresas é um dos grandes entraves para Portugal alcançar uma posição mais competitiva no mundo.
A economia digital apresenta grandes oportunidades para as empresas, principalmente na prospeção de clientes, fornecedores ou distribuidores, mas apresenta igualmente desafios na gestão das plataformas digitais, empreendedorismo digital, user experience, service design, inbound marketing, content marketing, marketing analytics, social media, digital customer care, entre tantos outros domínios onde ainda é necessário informar e capacitar as empresas portuguesas para o sucesso na internacionalização via canais digitais.
A importância dos canais digitais para a exportação das PME portuguesas é cada vez mais um fator de sucesso no processo de internacionalização.
A economia digital apresenta também, para as empresas, uma oportunidade enorme ao nível da inovação dos processos, produtos, marketing e organizacional, e até do ponto de vista da colaboração entre diferentes agentes económicos.
Se Portugal pretende internacionalizar-se com sucesso, e aproveitar os canais digitais para chegar a mais clientes, fornecedores, distribuidores ou importadores, é importante que as suas empresas retirem todos os benefícios e potencial da economia digital.
Portugal enfrenta um enorme desafio em torno da capacitação dos seus recursos humanos, em especial os trabalhadores e quadros das empresas, em torno das competências digitais.
O Projeto
O projeto ADE - Aveiro Digital Export visa capacitar as PME para a identificação de oportunidades de acesso a novos mercados via canais digitais, o desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização e o desenvolvimento de iniciativas de prospeção conjunta.
Pretende-se, assim, apostar no aumento das capacidades de organização e gestão das PME do Distrito de Aveiro, através da realização de ações que incentivem o uso de canais digitais e que potenciem o desenvolvimento e o reforço de estratégias coletivas de internacionalização.
O projeto tem como objetivos estratégicos:
- Capacitar, promover e incentivar as PME para a utilização de canais/plataformas digitais que potenciem o aumento das exportações;
- Fomentar a valorização e transferência de conhecimento em matéria de internacionalização, a qualificação dos recursos humanos apostando no desenvolvimento de novas e diversas áreas de competências tanto para as empresas como para o capital humano;
- Apostar na promoção internacional integrada da oferta de marcas de excelência/produtos, bens e serviços do Distrito de Aveiro.
Assim as ações a desenvolver apostam, nomeadamente, em:
- Incentivar as PME, em particular, para a implementação de estratégias internacionais para abordagem a novos mercados;
- Incrementar as competências empresariais para a utilização de ferramentas digitais nos negócios internacionais;
- Criar, desenvolver e melhorar um conjunto de instrumentos de suporte à atividade económica das PME, devidamente direcionados para as suas necessidades específicas;
- Facilitar o acesso a informação relevante nos domínios económico, internacional, marketing digital, plano de internacionalização, etc.;
- Reduzir assimetrias de informação ao nível empresarial, facilitar escolhas estratégicas e estimular o diagnóstico precoce;
- Realizar um Plano de marketing Internacional;
- Promover a oferta de marcas/produtos e serviços diferenciados e de valor acrescentado a nível internacional.
Em conversa com o COMPETE 2020, Elisabete Rita, Vice-Presidente Executiva da AIDA CCI, explicou as estratégias necessárias a adotar no projeto ADE - Aveiro Digital Export para fazer face à situação provocada pela pandemia do COVID-19: |
“Em virtude da pandemia AIDA CCI foi obrigada a ajustar e repensar novas estratégias para a concretização de todas as atividades previstas, em particular aquelas que resultam de projetos apoiados pelo Portugal2020, no sentido de não colocar em risco o seu desenvolvimento, em particular do projeto ADE- Aveiro Digital Export.
Em pleno período de confinamento, as ferramentas digitais e o e-commerce tornaram-se uma realidade, que esteve e continua a estar, muito presente na vida de muitas empresas.
Face às limitações de acesso ao comércio tradicional, estas ferramentas têm sido uma alternativa, contribuindo para um aumento do comércio internacional online.
No âmbito do ADE, face ao contexto atual, e dada a necessidade de adotar diferentes estratégicas que visem a concretização dos objetivos do projeto, será fundamental reformular algumas das actividades a desenvolver, tais como tornar as ações de capacitação/sensibilização (cite-se como exemplo o Digital Labs, as sessões de capacitação sobre os mercados alvo e o evento final) em sessões online, nomeadamente, webinares e sessões de trabalho digitais.
Importa igualmente referir que, dependendo da evolução e do impacto da pandemia nos mercados alvo (Japão, Coreia do Sul, Canadá, Turquia e Singapura), será necessário reavaliar o formato da participação institucional em feiras internacionais podendo, eventualmente, passar pelo recurso a plataformas digitais criadas para o efeito.
Esta desmaterialização dos negócios, irá facilitar o acesso aos produtos da Região de Aveiro por parte das empresas dos mercados alvo.
Tendo o projeto como objetivo estratégico capacitar as PME para a exportação através da utilização de canais digitais, e não obstante o período difícil e de muitos desafios que a Economia Mundial atravessa, este demonstra uma eficaz capacidade de resposta e de adaptação à realidade atual, uma vez que privilegia a utilização de canais digitais, na aproximação aos 5 mercados alvo.”
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 746 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 634 mil euros.