WDS: Water Data Solutions

O projeto WDS visa a investigação e o desenvolvimento de um sistema inovador de monitorização, gestão da rede de distribuição e avaliação da qualidade de água.
 
Fabíola Freitas | Gestora de I&D da Wada Solutions
 
Em entrevista ao COMPETE 2020, Fabíola Freitas, Gestora de I&D da Wada Solutions faz um ponto de situação do projeto WDS - Water Data Solutions que visa a investigação e desenvolvimento de um sistema inovador de monitorização e gestão de redes de distribuição de água, desde os locais de armazenamento (reservatórios) até aos pontos de entrega (utilizadores finais). Este projeto responde às atuais necessidades das entidades gestoras de incrementar a eficiência operacional e financeira dos serviços de abastecimento de água.
 
 
1. Entrevista 
 
1.1. Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
Para o desenvolvimento dos algoritmos de machine learning, é necessário existirem data-sets relevantes para o problema que se pretende modelar, sendo este, por si só, um primeiro desafio do projeto. Esta realidade adensa-se no caso da modelação das fugas de água na rede de distribuição, uma vez que as entidades gestoras de água não recolhem todas o mesmo tipo de dados. A título exemplificativo, existem entidades que fazem apenas a monitorização dos caudais mínimos noturnos para deteção de fugas, ao passo que outras poderão ter mais informações como as pressões na rede, histórico de ocorrências, cadastro, entre outros. Neste sentido, um dos desafios do projeto é encontrar um conjunto de dados fiável e robusto, que simultaneamente seja aplicável à realidade de um grande conjunto de entidades gestoras, de modo que nos permita detetar fugas num determinado ponto da rede com elevado grau de certeza. Para ultrapassar este desafio está a ser feita (1) uma análise exaustiva de bibliotecas de dados já existentes, (2) análise de estudos prévios, (3) pesquisa intensiva de melhores práticas de machine learning e (4) recolha de data-sets em duas entidades gestoras de água com processos de gestão da rede distintos.  
 
 
1.2. Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?
 
O projeto teve início em janeiro deste ano e, pese embora se encontre ainda numa fase embrionária, já foi possível alcançar os primeiros objetivos. O estudo e desenvolvimento de alguns dos sensores da qualidade da água preconizados em sede de candidatura está a decorrer de forma favorável. Alguns dos sensores foram impressos e testados laboratorialmente, devolvendo resultados satisfatórios que irão contribuir para garantia da excelência da qualidade da água.
 
 
1.3. De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Após o levantamento exaustivo do estado da arte e da atualização das necessidades do setor, através de entrevistas a diferentes entidades gestoras de água, seguiu-se a definição dos requisitos da solução. Esta milestone foi recentemente concluída e, embora não seja um resultado final do projeto, esta etapa é decisiva no planeamento de todo o projeto bem como nos resultados futuros.
 
 
1.4. Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
O contributo do COMPETE 2020 foi fundamental para alavancar o projeto WDS – Water Data Solutions e promover à dinamização da competitividade e a internacionalização desta solução que se pretende escalável e aplicável em todo o mundo.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto Water Data Solutions foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial - na vertente em copromoção - envolvendo um investimento elegível de cerca de 723 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 532 mil euros.
 
 
3. Links
 

18/11/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia