Simoldes e CeNTI desenvolvem uma consola central automóvel com diversas funcionalidades inteligentes e únicas como conduzir de forma autónoma ou ser alertado para não deixar objetos no carro. Leia as declarações de Sandra Melo, responsável do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020.
1.Síntese
O Projeto S-Console visou o desenvolvimento de uma consola central de chão para o interior automóvel com integração de funcionalidades inovadoras, materiais funcionais e inteligentes e sistemas eletrónicos de comunicação com o utilizador, de sensorização e iluminação diferenciadores relativamente ao existente no mercado. Esta consola apresenta um design estrutural inovador e de valor estético acrescentado.
No sentido de garantir o sucesso do projeto, foi criado um consórcio com complementaridade de valências, constituído pela empresa Simoldes Plásticos e pelo CENTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, uma entidade do sistema de I&I.
Sandra Melo - Responsável do Projeto S-Console
«O pojeto S CONSOLE permitiu à Simoldes Plasticos , desenvolver soluções com tecnologia de ponta e de valor acrescentado integradas na consola para implementar no carro autónomo, dinamizando tanto mercado automóvel como indo de encontro às necessidades dos utilizadores/consumidores orientando estas soluções para a industrialização do produto , permitindo à empresa responder às megatrends da industria automóvel», explicou Sandra Melo, responsável pelo projeto na Simoldes.
Enquadramento
O projeto iniciou em Outubro 2016 e terminou em Setembro 2019.
Das funcionalidades desenvolvidas e integradas na consola, todas procuram melhorar a interação com o utilizador, dispondo de novas ferramentas e melhorando as existentes, alguns exemplos são:
> sistema de porta copos inteligente, que permite que a bebida quente ao fria seja mantida a sua temperatura de consumo, para melhor conforto do utilizador;
> sistema de carregamento do dispositivo móvel sem fio, permitindo ao utilizador ter um espaço de arrumação para o seu telemóvel que em simultâneo esteja a carregar;
> seletor de velocidades, com design disruptivo, com interação inovadora, e ajustado à condução autónoma;
> Sistema de armazenamento inteligente, permite detetar qual o objeto que está no local, e enviar um alerta caso fique esquecido no interior da viatura;
> Botões de atuação dos diferentes sistemas, todos através de toque mantendo o design clean da consola;
> teclado flexível, permite em modo de condução autónoma, o utilizador desempenhar outras funções como de trabalho ou lazer.
Vídeo do Projeto S-Console
2.Apoio do COMPETE 2020
O projeto S-Console conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do I&DT, envolvendo um investimento elegível de 661 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 437 mil euros.
«Para a execução e o sucesso deste projeto foi fundamental o cofinanciamento pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este financiamento permitiu reforçar de forma consolidada a competitividade das entidades, conduzindo a inovação a todos os níveis, e promovendo a criação de produtos com valor acrescentando. Salientando não só uma consola central com um design estrutural inovador e de elevado valor estético, mas todos os componentes que a integram como o disruptivo seletor de velocidades, o porta-copos inteligente, o sistema de carregamento do dispositivo movel , o armazenamento inteligente, assim como outros comandos e funções integrados na consola», comenta a responsável do projeto.