ROADART - Design em movimento
A promoção da arte e da cultura portuguesa, através das ideias de jovens designers, na decoração exterior de viaturas que circulam atualmente pelo Algarve.
Paulo Ferreira, Gestor do Evento |
"O apoio do Garantir Cultura foi fundamental para conseguir executar o projeto. É de realçar que todas as despesas estão a ser efetuadas com pessoas e fornecedores locais e nacionais, o que se traduz num impacto directo aos designers e empresas de apoio ao evento. Sem este apoio não conseguiriamos executar o projeto ou, só o seria de forma muito limitada".
|
Enquadramento
Tudo começa num concurso aberto a Jovens Designers para apresentação de propostas originais de decoração exterior e/ou interior de viaturas.
O requisito era que as propostas apresentadas deveriam representar de uma forma original elementos caraterísticos do património e da cultura nacional, entendida num sentido amplo, seja a interpretação de um episódio da história de Portugal, a ilustração alusiva a um monumento ou qualquer outro elemento da cultura popular, artesanato ou folclore.
Depois de escolhidas as propostas passou-se à decoração das viaturas que atualmente circulam pelo Algarve, passando pelos locais onde habitualmente, cumprem o serviço de atividades de animação e transporte de turistas.
Projeto
O projeto “RoadArt – Design em movimento” pretende promover a arte e a cultura de uma forma inovadora, criativa e interdisciplinar, cruzando a produção de jovens designers, a promoção do património cultural e a sua apresentação a uma audiência alargada formada por público residente e visitantes (turistas), em formato físico e através de canais digitais.
Tratou-se de uma atividade de criação e programação cultural dirigida ao público em geral, com uma oferta para todos os segmentos de audiência, permitindo apresentações em formatos físicos e digitais.
Atividades Desenvolvidas
Em linhas gerais, o projeto RoadArt surgiu através de um concurso com as seguintes características:
1.Concurso aberto a Jovens Designers para apresentação de propostas originais de decoração exterior e/ou interior de viaturas.
2.Seleção dos 10 melhores trabalhos originais, com vista à sua aplicação na decoração das respetivas viaturas.
3.Organização de uma Exposição inaugural com todas viaturas decoradas.
Como principal requisito o projeto de decoração de viatura, exterior ou interior, deveria representar de uma forma original elementos caraterísticos do património e da cultura nacional, entendida num sentido amplo podendo abarcar um episódio da história de Portugal, a ilustração alusiva a um monumento ou qualquer outro elemento da cultura popular, artesanato ou folclore.
Objetivos
O concurso permitiu que jovens designers a nível nacional, tivessem oportunidade de apresentar as suas propostas de decoração interior e/ou exterior de uma viatura de transporte turístico. Pretendeu-se, desta forma, dinamizar o património artístico e cultural nacional, promovendo de uma forma inovadora, criativa, participativa e de forma itinerante, o trabalho dos jovens designers nacionais tornando-o visível a um público alargado e com interesses estéticos diversificados.
Procurou-se aliar o projeto a modelos de divulgação próximos do destino turístico, neste caso o Algarve, considerando estar a criar uma experiência inesquecível para quem opte por efetuar uma viagem / passeio numa das viaturas com decoração original.
Resultados
A circulação permanente da exposição “Roadart” durante pelo menos 3 meses, circulando pelos locais onde as viaturas circularem para cumprimento do serviço de transporte de turistas no Algarve.
O projeto é acompanhado de atividades de promoção e gestão, permitindo recolher indicadores de contato e satisfação com a audiência que for utilizando as viaturas, por forma a estruturar a sua continuidade futura.
Apoio
O projeto ‘RoadArt’ foi financiado como parte da resposta da União à pandemia de COVID-19 no âmbito do Garantir Cultura – o projeto envolveu um incentivo REACT-EU de cerca de 75 mil euros.