Effi-WorldGlass
Novos conceitos e materiais para moldes utilizados na produção eficiente de embalagens de vidro. Este projeto é dedicado à seleção e desenvolvimento de novos materiais com melhores propriedades térmicas e mecânicas que permitam melhorar o desempenho dos moldes utilizados na indústria do vidro.
Enquadramento
Portugal é um dos líderes mundiais da indústria dos moldes e possui uma forte competência na moldação de vidro, na qual a B.A.Vidro pode ser considerada como uma das empresas com maior peso económico neste setor. Ambas as atividades, o vidro e os moldes, são baseadas num conhecimento que está muito centralizado nas próprias empresas e é resultado de uma política de inovação permanente, associada a elevados níveis de especialização suportados pelas mais diversas tecnologias, que se traduz numa resposta rápida ao cliente e diferenciadora da concorrência.
Na indústria vidreira, para satisfazer as necessidades do mercado e produzir embalagens de vidro a preços competitivos são necessárias grandes velocidades de produção.
Perante tal exigência os moldes são sujeitos a ciclos térmicos cada vez mais curtos que conduzem a tensões mecânicas mais elevadas e, eventualmente a deformação plástica nos moldes. Consequentemente, é cada vez mais frequente ocorrerem problemas de fadiga, oxidação, corrosão, desgaste, fissuração que levam à falha prematura destes componentes em serviço.
Tendo em consideração estes problemas (de fissuração, oxidação, corrosão, adesão, lubrificação, etc), dos moldes que ocorrem durante a aplicação em serviço, são necessárias soluções que permitam prolongar a sua vida útil e melhorar o seu desempenho com o objetivo de aumentar a taxa de produção de embalagens de vidro e, consequentemente, baixar o preço final de produção face à concorrência, sem comprometer a qualidade do produto final.
Projeto
Este projeto em co-promoção visa selecionar e desenvolver uma nova gama de materiais que permitam ultrapassar os problemas dos moldes na indústria vidreira, promovidos pelas condições severas de serviço e pelo uso de lubrificantes líquidos.
É pretendido aumentar o tempo de vida dos moldes, melhorar as taxas de produção, diminuir os intervalos de manutenção, eliminar a lubrificação líquida e diminuir a taxa de rejeição de produtos defeituosos, tudo isto com uma redução do preço unitário final das embalagens.
Assim, este projeto é dedicado à seleção e desenvolvimento de novos materiais com melhores propriedades térmicas e mecânicas que os atualmente usados, que permitam melhorar o desempenho dos moldes utilizados na indústria do vidro.
Neste contexto terão de se acautelar algumas situações:
1 - Seleção de materiais alternativos atualmente disponíveis no mercado com melhores condutividades térmicas e propriedades mecânicas, que permitam a curto prazo minimizar os problemas de fissuração, oxidação e corrosão dos moldes de embalagens de vidro.
2 - Desenvolvimento de novos materiais maciços e revestimentos com maiores condutividades térmicas, melhores propriedades mecânicas e com propriedades auto-lubrificantes que permitam incrementar o desempenho dos moldes
3 - Adaptação dos processos de fabricação dos moldes, face aos atualmente seguidos.
Apoio
O projeto promovido pela BA VIDRO S.A. foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 1.121 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 684 mil euros.
Consórcio
O consórcio que forma a proposta Effi-WorldGLASS é composto por dois beneficiários empresariais, a B.A. Vidro S.A e a INTERMOLDE e uma entidade de transferência de tecnologia, o Instituto Pedro Nunes.
Este consórcio foi composto para dar resposta aos desafios propostos, quer do ponto de vista tecnológico quer do ponto de vista do conhecimento e desenvolvimento das soluções.