“Why Portugal” ? porque está na hora de internacionalizar a música portuguesa...
O projeto “WHY Portugal” visa a internacionalização do sector da música nacional, através de diversas atividades, ações e missões, no exterior e dentro do país. Iniciativa que conta com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização).
Projeto
O projeto “WHY Portugal” tem como objetivo estratégico a internacionalização da música portuguesa através da realização de ações coletivas, coerentes e integradas, com vista à efetiva exportação da nossa produção cultura musical e de todos os serviços associados.
Reforçar a atratividade de Portugal como um destino de turismo musical de excelência, através da promoção dos festivais de música portugueses, é a grande ambição do projeto, sem contudo, deixar de fora a promoção do turismo urbano associado à música.
Portugal é considerado um país com relevantes potencialidades, criatividade e inovação para impulsionar no sector da música e indústrias criativas a nível global, mas com necessidades de melhoria, quanto à forma de organizar e realizar uma promoção e disseminação da música nacional, de modo, consistente e sustentável.
O “WHY Portugal” pretende assim, desenvolver uma estratégia de internacionalização para o sector da música nacional, através das seguintes ações:
- Promover a internacionalização de novos artistas portugueses bem como as suas estruturas profissionais (editoras, managers, agentes, etc.) através de missões externas de internacionalização estabelecendo protocolos de relevo de primeira linha com os maiores eventos profissionais da música;
- Promover os festivais nacionais e o turismo cultural associado, atraindo cada vez mais público e artistas aos mesmos, fomentando a sua internacionalização em rede, como e.g. através do ETEP - European Talent Exchange Platform para festivais;
- Oferecer aos profissionais da música (agentes, managers, labels, programadores de festivais etc.) a capacitação e preparação necessárias ao bom desempenho nas feiras e conferências através de ações de formação ligadas a cada missão de internacionalização;
- Possibilitar a participação de profissionais e empresas nacionais em conferências de primeira linha, preparando o terreno in loco com ações de networking, speed meetings, receções, etc. e promovendo cada missão com comunicação e marketing local.
É através de uma estratégia de internacionalização, sólida, bem planeada e concertada, e com a realização de ações coletivas, coerentes e integradas, com vista à efetiva exportação da produção musical nacional e de todos os serviços associados, nomeadamente:
- 6 ações de prospeção de novos mercados | e.g. Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Holanda;
- Acordos com os festivais e feiras internacionais que visam o benefício dos profissionais da indústria da música nacional. (ex. um conjunto de registos profissionais gratuitos para o evento MaMA Festiva & Conference em Paris. descontos nas conferências profissionais Reeperbahn Festival, BIME, e outros);
- 12 Workshops / eventos de capacitação;
- 2 missões inversas;
- 1 novo evento internacional focado na exportação da música portuguesa - WHY Portugal Event previsto para outubro de 2018, no Porto;
- 1 Plataforma Digital WHY Portugal - A plataforma será desenvolvida segundo as melhores recomendações do estado da arte atual, incluindo a adaptação da sua interface às diferentes plataformas móveis (responsive), proporcionando satisfação ao utilizador interessado;
- Monitorização e disseminação de conhecimento - Cada missão WHY Portugal será objetivo de questionários, pós-evento, aferindo resultados desde o número de contactos e reuniões de cada participante, bem como as perspetivas de resultados económicos de cada missão. Todas as ações serão objeto de análise de indicadores de realização e resultados, bem como da publicação dos mesmos na plataforma digital.
que se obterão resultados e benefícios com elevado impacto positivo: no sector, na imagem internacional do país, e no sector do turismo. De referir que é espectável estabelecer contactos com cerca de 50.000 profissionais e 6.500 media outlets internacionais.
Na sua sondagem aos participantes das ações levadas a cabo até agora, o relatório interino da WHY Portugal aponta já um retorno financeiro de 9€ por cada 1€ de investimento, tendo em conta o impacto do “Portugal Country Focus” no EUROSONIC 2017, em Janeiro de 2017; que para além do retorno financeiro às empresas e artistas participantes acabou por impactar também a rede EBU – European Broadcasters Union, organizadores do Eurovisão.
Em conclusão, o “WHY Portugal” crê que só desta forma estratégica, planeada, concertada e sustentável se poderá potenciar ao máximo as capacidades das PMEs do sector, com vista a uma real promoção das exportações e da visibilidade internacional de Portugal. Aumentando a atratividade para o país de conhecimento e investimento qualificado, assim como, dar resposta a segmentos mais qualificados e especializados da procura nos mercados internacionais.
O “WHY Portugal” funciona com um “cluster” da indústria musical portuguesaformado por várias associações sub-sectoriais, como a AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, o MMF – Music Managers Forum e a APORFEST – Associação de Festivais. Conta ainda com o envolvimento essencial da AUDIOGEST e GDA, Sociedades de Gestão dos Direitos Conexos das Editoras e Artistas. A estrutura pretende levar para fora de portas não só as criações e produtos culturais nacionais, trabalhando também no sentido inverso, atraindo mais negócios e investimento externo em Portugal: É uma plataforma de “Music Exchange”.
Apoio
O projeto “WHY Portugal” tem como promotor a ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL WHY PORTUGAL e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) envolvendo um Investimento elegível de 132 mil euros, que resultou num Incentivo FEDER de 112 mil euros.
Artigos relacionados
Plataforma Why Portugal AQUI
Página do Facebook AQUI
Artigo in Diário de Notícias "Sete entidades culturais portuguesas apoiadas pelo Programa Europa Criativa" AQUI
Artigo in Black Sheep “WHY PORTUGAL: A MÚSICA PERDEU O MEDO DE ARRISCAR” AQUI