BioCeC - Desenvolvimento de novas ceras e cristalizadores com baixo impacto ambiental

Entidade promotora

A MISTOLIN - Produtos de Limpeza, Lda. é uma empresa com sede no concelho de Vagos, de produção de todo o tipo de detergentes líquidos.

Criada em 1992, a empresa começou por apostar na produção de produtos de higiene e limpeza para uso domésticos, já com um preocupação estratégica de se posicionar entre as melhores empresas de produção no domínio da fabricação destes produtos. O ano de 1997 marca a sua entrada no mercado da comercialização, concretamente de lixívias, tira gorduras e detergentes lava-tudo, para o mercado doméstico.

Conduzida por princípio de maior eficiência, competitividade e profissionalismo no negócio, a Mistolin concretiza, em 2004, uma nova aposta comercial, com a introdução de uma nova área de negócio - Mistolin Profissional - exclusivamente dedicada ao mercado B2B.

Em 2006, a empresa vê-se reconhecida pelo seu esforço de inovação e de melhoria contínua dos serviços prestados, mediante a obtenção da certificação pela Norma ISO 9001:2008.

O ano de 2008 marca novamente um reforço do negócio da Mistolin. Esta nova aposta concretiza-se por:

- nova aposta comercial, pela introdução de uma nova área de negócios (MISTOLIN SERVIÇOS), que é uma área total e exclusivamente dedicada a B2B (business to business);

- aposta na formação contínua e melhoria dos serviços prestados;

- introdução e aposta em comunicação e marketing, com o surgimento de novas ideias e conceitos, novas formas de comunicar, nova imagem;

- aposta forte no arranque estruturado de atividades de investigação e desenvolvimento;

- protocolos com instituições de solidariedade social (IPSSs) e entidades de proteção civil (bombeiros) de contratualização de condições comerciais vantajosas e doação de produtos;

- a conduções de uma política ambiental e de responsabilidade civil rigorosa, sustentada por ações de reciclagem de embalagens, tratamento da água e certificação ambiental.

Atualmente, a empresa assume como pilar fundamental do seu negócio uma inovação permanente ao nível do desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos - fazer mais e melhor - é a bandeira empresarial que carateriza as prespetivas e ambições de desenvolvimento da Mistolin, para um futuro próximo e a longo prazo. Notoriedade, eficácia, fidelização e marcas traduzem os seus conceitos orientadores.

 

Enquadramento

Observa-se atualmente uma consciencialização forte sobre o impacto ambiental de algumas moléculas usadas em formulações. Essa consciencialização está bem expressa na tendência para desenvolver novos produtos que sejam ‘verdes’, ou seja, produtos que não causem impacto ambiental.

Esta tendência de consciência arrastou uma tendência de mercado fortemente marcada pela substituição de substâncias tóxicas em formulações por outras que não produzam pegada ambiental.

 

BioCec

O projeto BioCec nasce de uma parceria entre a Mistolin e a Universidade de Coimbra com a finalidade de desenvolverem novas ceras e cristalizadores sem toxicidade para o ambiente e para o ser humano.

O projeto BioCec definiu duas metas:

  1. o desenvolvimento de novas formulações - ceras e cristalizadores - que não são comercializadas por mais nenhuma empresa portuguesa e que colocariam a Mistolin numa situação nacional e internacional privilegiada;
  2. a construção das formulações apenas com materiais não tóxicos e sem perigos para a saúde humana.

Este conceito "green" ou "bio" vai ao encontro de uma das mais sensíveis e importantes direções da química: a sustentabilidade. Não existindo, no mercado internacional, cristalizadores não tóxicos, o desenvolvimento, possível com este projeto, trouxe uma considerável mais valia para a internacionalização da empresa.

Cientificamente, o projeto arrasta vários conceitos de elevado interesse e originalidade, desde a encapsulação de novos biopolímeros, a sua estabilização nas formulações, bem como a criação de novas bioemulsões.

 

Atividades Desenvolvidas

Para isso, o BioCec contemplou um plano de atividades devidamente organizadas, integradas e sistematizadas, sendo as três primeiras de investigação, as duas seguintes de desenvolvimento e a última de promoção e divulgação. A atividade de divulgação dos resultados terá um âmbito internacional.

i) Atividade 1: Estudos Preliminares:

Compreendeu um conjunto de estudos e análises preliminares ao BioCeC, designadamente ao nível dos tipos de pavimento existentes, a caracterização de formulações existentes, as alternativas biocompatíveis e biodegradáveis para matérias-primas usadas em formulações existentes e os tipos de equipamento necessário para o fabrico dos novos produtos a desenvolver.

ii) Atividade 2: Especificações Técnicas:

Compreendeu tarefas de definição do tipo de formulação a desenvolver, das propriedades físicas e químicas dos novos produtos, da estabilidade e reatividade, aspetos toxicológicos e ecológicos dos novos produtos, concluindo-se com a definição de novas famílias de produtos ceras e cristalizadores.

iv) Atividade 3: Desenvolvimento:

Esta foi a atividade central de desenvolvimento do conceito do BioCeC, compreendendo tarefas de pesquisa de fornecedores e aquisição de amostras de vários pavimentos, caracterização de Novos Polímeros biocompatíveis, estabilizantes e espessantes para incorporação nas formulações, desenvolvimento de formulações modelo e consequente avaliação das propriedades químicas e físicas e da toxicidade dos primeiros produtos e reajuste da formulação com base no resultado da tarefa anterior e sua avaliação.

Na atividade de desenvolvimento, a empresa envolveu parceiros internacionais que influenciem o correto e adequado desenvolvimento dos novos produtos. Pretende-se que estes parceiros, fabricantes de matérias-primas e com capacidade de I&D interna, permitam à Mistolin proceder a um desenvolvimento mais eficaz e eficiente, por um lado, e garantir que o desenvolvimento realizado permita à Mistolin, à posteriori, ter seguimento no que concerne ao correto abastecimento das matérias-primas e respetivas formulações que venham a ser desenvolvidas.

v) Atividade 5: Construção de protótipos:

Compreendeu a realização de ‘scale ups’ para reatores piloto de 20kg e de 1000kg, respetivamente.

vi) Atividade 6: Testes e ensaios:

Compreendeu a realização de testes do fabrico dos produtos nos vários reatores piloto, análise aos produtos obtidos, validação dos produtos em ambiente real e definição final das caraterísticas técnicas dos produtos. Para a validação dos produtos em ambiente real, a empresa selecionará oportunamente esses parceiros internacionais, de modo a garantir o impacte pretendido.

vi) Atividade 7: Promoção e divulgação dos resultados:

Compreendeu as atividades de promoção e divulgação dos resultados do BioCeC, designadamente, a publicação de artigos científicos, a divulgação online de conteúdos para divulgação dos resultados do projeto e a realização de workshops internacionais de apresentação do produto. Para isso, a empresa contou com a intervenção de parceiros seus internacionais que permitiram a correta e abrangente divulgação dos resultados, a fim de permitir à empresa, rapidamente, proceder à internacionalização dos resultados do projeto de I&D.

 

Apoio

O projeto BioCec, promovido pela Mistolin mereceu o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, envolvendo um investimento elegível de €363.405,10 o que correspondeu a um incentivo FEDER de €242.488,51.

 

Testemunho

Este projeto foi muito enriquecedor do ponto de vista técnico-científico, tendo existido uma partilha permanente de informação entre a Mistolin e a Universidade de Coimbra no sentido de criar sinergias para o desenvolvimento de produto. Desta forma conseguimos atingir os objetivos propostos e patentear o cristalizador de pavimentos.

20/10/2015 , Por Célia Pinto