Proteus: Produtos e tecnologias para o sector do Eucalyptus globulus
Este projeto, enquadrado numa lógica da economia circular, visa desenvolver novos produtos, matérias-primas alternativas e tecnologias associados à valorização de subprodutos decorrentes da atividade de produção de pasta para papel.
1. Síntese
Tendo em conta a presença da empresa em mais de 120 países e a sua aposta em produtos premium e marcas próprias, The Navigator Company aposta claramente numa presença a nível mundial, com produtos altamente diferenciados a nível global.
A principal matéria-prima utilizada é a madeira de Eucalyptus globulus, considerada pelos especialistas mundiais como a árvore de fibra ideal para papéis de impressão e escrita.
O projeto Proteus visa o desenvolvimento de novos produtos, matérias-primas alternativas e tecnologias associados à valorização de subprodutos decorrentes da atividade de produção de pasta para papel e na perspetiva de economia circular.
O Proteus é uma proposta inovadora, quer no conceito, quer no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias dado que os subprodutos de partida atualmente não têm uma valorização significativa.
Para dar resposta aos objetivos identificados, o projeto está estruturado em 6 atividades tendo como promotor líder The Navigator Company S.A., contando ainda com a participação de duas empresas - Saint-Gobain Weber Portugal S.A. e Ventiláqua, S.A. - como utilizadores finais e disseminadores dos produtos/tecnologia. Como co-promotores estão a Universidade de Aveiro e RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel como entidades produtoras e de transferência de conhecimento, cobrindo desta forma o conceito de consórcio completo.
2. Apoio do COMPETE 2020
2.1 Sistema de Incentivos
Com início a 1 de outubro de 2016 e uma duração de 36 meses, o projeto Proteus é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT e envolve um investimento elegível de 926 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 640 mil euros.
2.2 Testemunho | Pedro Sarmento - Direção de Investigação e Consultoria Tecnológica
“Este projeto, claramente alinhado com a RIS3, e enquadrado numa lógica da Economia Circular, está claramente vocacionado para o desenvolvimento de produtos e tecnologias que em muito extravasa o sector de Pasta e Papel. Tal é evidenciado de resto pela própria constituição do consórcio. A possibilidade de acesso a financiamento tornará possível o aprofundamento dos temas e sobretudo de obtenção de provas de conceito e estender os eventuais ensaios a efetuar a uma rede mais alargada de utilizadores finais”.
3. Objetivos
> Produção de clínquer com incorporação de misturas de lamas calcárias, lamas biológicas e cinzas volantes.
> Incorporação no fabrico de geopolímeros de misturas de cinzas volantes, dregs e efluente alcalino.
> Produção de argamassas cimentícias com incorporação de misturas de cinzas volantes e grits ou misturas de cinzas volantes, grits e clínquer produzido nas condições acima referidas.
> Produção de argamassas poliméricas com incorporação de misturas de cinzas, dregs, grits e efluente alcalino.
> Produção de biochar a partir de lamas biológicas com potencial incorporação de cinzas volantes.
> Desenvolvimento de tecnologias para a remoção de compostos orgânicos halogenados (AOX) do efluente líquido proveniente.
4. Atividades
> Avaliação de quantidades, variabilidade sazonal e caracterização físico-química de dregs, grits, cinzas e lamas (calcárias e biológicas) e efluentes líquidos com AOX e da corrente alcalina.
> Desenvolvimento de novos produtos: geopolímeros, argamassas ecológicas, clinquer e biochar.
> Desenvolvimento de novos processos e tecnologias para remoção de AOX.
> Avaliação dos novos produtos e processos/tecnologias desenvolvidos.
> Análise competitiva dos produtos e tecnologias desenvolvidos.
> Disseminação dos resultados, promoção nos setores alvo, registo da propriedade industrial.
5. Resultados esperados
> Protótipos de produtos, processos e tecnologias desenvolvidos.
> Relatório com definição das condições de processamento dos produtos.
> Definição dos produtos com maior potencial técnico/económico.
> Artigos científicos e de divulgação técnica.
> Relatório confidencial com o benchmarking dos materiais e tecnologias desenvolvidos.
6. Links