PAVENERGY - Soluções de Geração de Energia nos Pavimentos
O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e a implementação de um sistema eletromecânico ou piezoelétrico inserido no pavimento para a produção de energia elétrica através do movimento dos veículos.
Enquadramento
Portugal pretende estar entre os 5 principais produtores europeus de energia renovável até 2020 (MEID, 2010). De acordo com a Estratégia Energética Nacional - ENE 2020 (DR, 2010), Portugal estabeleceu o objetivo, como parte dos seus compromissos europeus, de assegurar que 31% do consumo de energia até 2020 venha de fontes renováveis.
A visão nacional para este sector passa pela diversificação da carteira de energias renováveis apostando, não apenas em tecnologias já comprovadas que possam dar um contributo imediato para o sistema electroprodutor, mas também na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias em fase de teste/ demonstração que apresentem potencial de criação de valor na economia nacional.
Projeto
No futuro, a aposta nos veículos elétricos tem a ambição de substituir cerca de 10% dos combustíveis atualmente consumidos no sector dos transportes rodoviários por eletricidade, o que equivalerá a uma redução das importações de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo pelo facto de a eletricidade que irá substituir esses combustíveis fósseis em 2020 ser maioritariamente de origem renovável.
Estes valores serão mais expressivos no futuro quando o mecanismo de carregamento dos veículos na rede for complementado por um mecanismo que possibilite aos veículos poderem também injetar na rede a energia acumulada nas suas baterias durante os períodos de carregamento noturno.
Também estão previstas as redes elétricas inteligentes que são uma peça fundamental para o sucesso da introdução dos veículos elétricos e para a melhoria da eficiência energética, uma vez que permitirão monitorizar, controlar e gerir de forma integrada a produção, a distribuição, o armazenamento e o consumo de energia de uma multiplicidade de agentes de modo mais eficiente. Serão estas redes inteligentes que permitirão a injeção na rede de energia produzida através de outras tecnologias inovadoras, como por exemplo, a energia produzida no âmbito deste projeto de investigação, a energia produzida pelo movimento dos veículos sobre os pavimentos rodoviários.
O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e a implementação de um sistema eletromecânico ou piezoelétrico inserido no pavimento para a produção de energia elétrica através do movimento dos veículos.
Esta energia será utilizada não só para o carregamento das baterias dos veículos elétricos, mas também para utilização geral através de uma utilização direta por equipamentos elétricos, tais como semáforos, aparelhos de iluminação pública, painéis publicitários, etc. Para se atingir este objetivo é necessário efetuar as seguintes tarefas:
1) Avaliar o estado da arte em termos de soluções de geração de energia nos pavimentos;
2) Desenvolvimento/melhoramento de um sistema de geração de energia elétrica pelo movimento dos veículos nos pavimentos;
3) Preparação de uma pista de ensaios com o sistema de geração de energia elétrica inserido no pavimento;
4) Realização de ensaios com um simulador de tráfego;
5) Aplicação do sistema de geração de energia elétrica numa lomba de uma estrada municipal;
6) Disseminação dos resultados do projeto de investigação.
Um sistema de produção de energia elétrica através do movimento do enorme número de veículos que circula sobre os pavimentos permitirá produzir grande quantidade de energia, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, assim, melhorar a qualidade ambiental.
Apoio
O projeto é promovido pela Universidade de Coimbra e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), envolvendo um Investimento elegível de 185 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 157 mil euros.