ADSE Mais e Melhor: Evolução dos Sistemas de Informação da ADSE
ADSE aposta nas TIC com um conjunto de serviços especialmente dirigido para os beneficiários, entidades empregadoras e prestadores da rede da ADSE. Uma resposta rápida e próxima às solicitações.
Entidade Promotora
A ADSE, I. P., é um Instituto Público de regime especial e de gestão participada, nos termos do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, integrado na administração indireta do Estado, com dupla tutela do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças, dotado de autonomia administrativa, responsável por gerir o sistema de proteção social aos trabalhadores do sector público administrativo, incluindo o financiamento de benefícios relacionados com a vigilância da saúde, prevenção, tratamento e recuperação da doença e a verificação da doença (visitas domiciliárias e junta médica).
A ADSE tem como missão central assegurar, aos funcionários e agentes da Administração Pública e seus familiares, o acesso efetivo à proteção social no âmbito dos cuidados de saúde e prestar apoio aos beneficiários.
A ADSE desenvolve a sua atividade assente em dois modelos:
- o regime convencionado, no qual o beneficiário utiliza a rede de prestadores convencionados, suporta um copagamento, sendo a ADSE responsável pelo pagamento do remanescente ao prestador,
- e o regime livre, no qual o beneficiário exerce total liberdade de escolha e suporta a totalidade dos encargos, sendo parcialmente reembolsado pela ADSE.
Projeto
Acompanhando a evolução tecnológica e a velocidade com que a informação é partilhada é determinante agir em consonância e planificar a atividade contemplando medidas de modernização administrativa, designadamente desburocratização, qualidade e inovação, para isso a ADSE oferece um conjunto de serviços através da Internet – ADSE DIRETA e ATENDIMENTO ONLINE - que, garantem a acessibilidade total à informação, bem como a resposta célere, via eletrónica, às diversas solicitações.
O portal da ADSE é um excelente instrumento para responder às solicitações externas, tendo uma forte procura através da ADSE DIRETA que disponibiliza um acesso, privilegiado e autenticado, a um conjunto de serviços, em regime de self-service, especialmente dirigido para os beneficiários, entidades empregadoras e prestadores da sua rede.
O projeto ADSE Mais e Melhor: Evolução dos Sistemas de Informação da ADSE agiliza assim, adequadamente os procedimentos e operações aumentando a capacidade de resposta e de relacionamento entre beneficiários e prestadores e a interação com outros sistemas, permitindo:
- capacitar a ADSE para o aumento do número de beneficiários - criando condições internas para que os sistemas de informação da ADSE consigam responder de forma ágil a variações do volume de trabalho, flexibilizando a utilização dos recursos existentes e facilitando a extensão dessa capacidade, quando necessário.
- alargar a cobertura geográfica dos serviços prestados pela ADSE - tirando melhor partido da rede existente de postos de atendimento ao cidadão (ex: espaços do cidadão, balcões multisserviços), possibilitando uma maior acessibilidade e abrangência dos serviços prestados pela ADSE.
- adequar os processos e as ferramentas de suporte para a prestação de serviços a outros sistemas - habilitando a ADSE a gerir de forma eficaz mais tipologias de planos e convenções, que melhor se adequem às expectativas dos beneficiários e prestadores.
- melhorar a relação e a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários - permitindo uma melhor segmentação e adequação dos canais e serviços, assegurando a memória da relação e a melhoria da perceção do valor acrescentado pelo sistema.
- melhorar a relação e o alinhamento de incentivos com os prestadores convencionados - estabelecendo critérios de seleção de prestadores pelos beneficiários que simultaneamente melhorem a qualidade dos serviços prestados e permitam ao prestador diferenciar‐se, criando incentivos adicionais ao estabelecimento e manutenção de convenções mutuamente benéficas, para o prestador e para a rede que este integra.
- melhorar os processos operacionais e a gestão dos serviços pela ADSE - quer na perspetiva interna, quer na sua relação com beneficiários e prestadores, eliminando burocracias, desmaterializando atos e estabelecendo meios de controlo e gestão do serviço mais eficazes.
No suporte transversal a estes objetivos, está necessariamente uma abordagem que combina pessoas, processos e tecnologia.
Face à perspetiva de prestação de serviços a outros sistemas, pretende‐se dotar as aplicações de capacidade de operação em modelo multiorganização, permitindo ao mesmo tempo partilhar recursos operativos e assegurar a independência dos dados e do processamento das regras de negócio de cada sistema. Propõe‐se também a implementação de serviços específicos que suportem a gestão da relação (CRM) com as diferentes entidades externas à ADSE e a melhoria e desmaterialização de processos com base nessa visão integrada e na segmentação que ela proporciona.
Tendo por base os estudos realizados sobre a evolução da ADSE‐Direta pretende‐se com este projeto renovar também o portal existente, não só reforçando a convergência para uma visão de balcão único, como também facilitando a integração de serviços nos portais de entrada da administração pública. Apesar de haver um conjunto de funcionalidades comum às várias vertentes, pretende‐se trabalhar de forma específica o portal do beneficiário e o portal do prestador, entidades chave para a implementação no novo modelo operacional.
Em complementaridade ao desenvolvimento destes portais, foram desenvolvidas aplicações móveis que facilitam as interações mais frequentes com a ADSE e proporcionam a beneficiários e prestadores o acesso rápido à informação mais relevante, i.e.:
- MyADSE - a primeira aplicação móvel para os seus beneficiários que inclui funcionalidades inovadoras que complementam, através das plataformas móveis Android e iOS, os serviços digitais já existentes na ADSE DIRETA e no ATENDIMENTO ONLINE. Este novo mecanismo de comunicação personalizada permitirá, gradualmente, substituir as comunicações em papel por emails e mensagens via app. A aplicação dá também acesso ao novo CartãoDigitalOnline para toda a família, com confirmação imediata de direitos. Exclusiva para smartphones, esta versão digital passa a dispensar o uso do tradicional cartão. A MyADSE também ajuda se for viajar na Europa, pois permite pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).
Estas medidas dependem não só da evolução da infraestrutura tecnológica existente, dotando‐a de maior flexibilidade e redundância, como também dos respetivos processos de gestão e operação, através da simplificação e automatização de tarefas e da disponibilização de meios acrescidos de segurança e monitorização.
A melhoria dos processos de negócio será suportada pela evolução das soluções aplicacionais e tem como finalidade, do ponto de vista interno, simplificar e flexibilizar a atribuição de tarefas aos operadores, possibilitando uma melhor utilização da capacidade existente e, do ponto de vista externo, eliminar burocracias e reduzir prazos de resposta.
Resultados esperados
Relativamente ao impacto do projeto e considerando desde já a expressão numérica no conjunto dos agentes sociais e institucionais que dela podem usufruir diretamente, identificam‐se
- 1.762 prestadores de cuidados e atos médicos,
- 1.743 entidades da Administração Central,
- 1.725 entidades da Administração Regional,
- 508.100 beneficiários titulares no ativo e
- 342.644 titulares aposentados.
O conjunto destes agentes sociais provoca e promove um elevado número de interações com a ADSE, pelo que no sentido da desmaterialização, agilização e consequentes ganhos de eficácia e eficiência, é fundamental que todo o core-business se desenvolva assente nas TIC, sendo que é obrigação acompanhar toda a evolução, quer social, quer tecnológica.
Assim, pode‐se desde já desagregar o impacto de acordo com a tipologia dos agentes sociais, por
- entidades públicas,
- prestadores da REDE ADSE e
- beneficiários.
Este projeto tem a capacidade de chegar a mais agentes, em qualquer lugar e a qualquer hora, permitindo a agilização de procedimentos e a dinamização de uma administração pública eficaz e eficiente, graças às TIC.
Os prestadores da rede convencionada da ADSE, têm um duplo papel na utilização da plataforma da ADSE, quer na minimização de processos burocráticos na relação com a ADSE, bem como, na prestação dos cuidados de saúde aos beneficiários deste subsistema de saúde. Desta forma, e assente nas plataformas aplicacionais, pode a ADSE gerir esta trilogia, ADSE-PRESTADOR‐BENEFICÁRIO, com ganhos de eficiência, tornando as relações entre todos o mais cómodas e desmaterializadas de processos e procedimentos.
Numa perspetiva das entidades das administrações centrais, locais e regionais, considera‐se que o projeto responde às necessidades da desmaterialização e interação com a administração central, com um impacto altamente positivo, na eficácia da relação entre os beneficiários e estas administrações.
Apoio
Projeto promovido pela DIRECÇÃO-GERAL DE PROTECÇÃO SOCIAL AOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS (ADSE), conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização Administrativa (SAMA), envolvendo um Investimento elegível de 2.496 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.421 mil euros.
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