MultiFunTextiles: Funcionalidades-chave para futuras aplicações indoor (Lar e Automóvel)

Este projeto estimulou a transferência de conhecimento e competências entre os centros de I&DT, o promotor e as empresas alvo no sentido de troca de experiências e de know-how, fomentando laços de cooperação e atuando como demonstrador de novos produtos de valor acrescentado.

1. Síntese

A tipologia de desenvolvimentos propostos (fortemente centrados no produto) e a necessária interação constante com as equipas de I&D do CITEVE, CeNTI e Universidade do Minho, traduziu-se num forte estímulo para o desenvolvimento e para a consolidação das capacidades internas das empresas alvo nos mais variados domínios: conceção/desenvolvimento de produto, reengenharia de processos, apropriação e prospetiva tecnológica, I&D aplicada, entre outros.

Estes desenvolvimentos são de facto de cariz diverso e concorrem, por efeito de multiplicação, para a melhoria do desempenho competitivo das empresas a diferentes níveis, nomeadamente:

  1. Aprendizagem/assimilação das tecnologias estudadas durante o processo de investigação e desenvolvimento de produtos multifuncionais, com elevado valor acrescentado.
  2. Implementação de um plano de endogeneização dos novos processos/produtos, sem prejuízo para a eficiência dos equipamentos ou diminuição da qualidade do produto processado.
  3. Diversificação do leque de produtos das empresas alvo, dando resposta à crescente procura de têxteis funcionais por parte dos consumidores finais.
  4. Aumento das capacidades das empresas alvo em termos comerciais e de marketing devido ao elevado valor acrescentado dos produtos desenvolvidos.
  5. Reforço na capacidade de comunicação de inovação (funcionalidade) ao mercado e aos consumidores;
  6. Conhecimento e domínio dos novos métodos de validação de funcionalidades implementados, permitindo atuar a um nível superior aquando da especificação dos seus produtos num mercado altamente competitivo.

Conforme testemunha Paulo Vaz, Diretor-geral da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, o projeto MultiFunTextiles “permitiu estimular a transferência de conhecimento e competências entre os centros de I&DT contratados (o CITEVE, o CeNTI e a Universidade do Minho), o promotor (ATP) e as empresas alvo no sentido de troca de experiências e de know-how, fomentando laços de cooperação entre diferentes instituições e atuando como demonstrador de novos produtos de valor acrescentado.”

2. Enquadramento

Fugir à massificação dos produtos industriais têxteis e de vestuário, verdadeiras “commodities”, disputadas apenas pelo preço no mercado mundial, exige que as empresas procurem na investigação aplicada, no design e no serviço incorporado, a diferenciação face à concorrência, que atraia clientes disponíveis a valorizar essa distinção, a conquistar novos e mais retributivos segmentos de mercados tanto nos mercados tradicionais como em novos mercados em destinos menos evidentes.

Promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – a essência do projeto MultiFunTextiles consiste em providenciar potenciais soluções inovadoras e multifuncionais para as empresas. O tópico deste projeto é muito relevante, em especial para as pequenas e médias empresas e especificamente para os sub-sectores de Têxteis Lar, Habitat (automóvel e casa) e Construção Sustentável, para às quais o projeto procura apresentar linhas de orientação para implementação de novos caminhos empresariais. Um roadmap com prioridades a curto e médio prazo foi também desenvolvido, assim como um portfólio de funcionalidades e respetivas tecnologias e testes de validação.

3. Âmbito

O projeto MultiFunTextiles esteve estruturado de forma a concretizar uma estratégia de IDT no seio das pequenas e médias empresas do Sector Têxtil, mais propriamente em aplicações para habitat e transportes (nomeadamente automóvel), de forma a promover a gestão e desenvolvimento de produtos inovadores e diferenciados.

O projeto criou uma ferramenta de utilidade comum nos subsectores de aplicação supracitados – a designada matriz dinâmica de conhecimento a qual visa acompanhar a evolução tecnológica das ofertas de mercado, no que respeita a materiais funcionais e tecnologias de incorporação desses materiais, assim como de métodos de validação respetivos.

A concretização e atualização da ferramenta, resultou da investigação e desenvolvimento das entidades do sistema científico e tecnológico nacional – CITEVE, CeNTI e Universidade do Minho – subcontratadas neste projeto.

O projeto estudou em particular cinco funcionalidades-alvo: retardante à chama, regulação térmica, gestão da humidade, proteção UV, atividade antimicrobiana, em substratos têxteis com aplicação nos mercados habitat e transportes, através da utilização de materiais/soluções inovadores e funcionais.

O desenvolvimento de dois elementos demonstradores inovadores, por cada funcionalidade, para aplicações em têxteis para o habitat e transportes, perfazendo dez novas formulações com desenvolvimento de aditivos funcionais e conjugação com a respetiva tecnologia de incorporação, fizeram também parte dos resultados do projeto.

4. Apoio do COMPETE

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, o projeto MULTIFUNTEXTILES envolveu um investimento elegível aproximado de 343 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 240 mil euros.

> Testemunho | Paulo Vaz | Diretor-geral da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal

Este projeto permitiu estimular a transferência de conhecimento e competências entre os centros de I&DT contratados (o CITEVE, o CeNTI e a Universidade do Minho), o promotor (ATP) e as empresas alvo no sentido de troca de experiências e de know-how, fomentando laços de cooperação entre diferentes instituições e atuando como demonstrador de novos produtos de valor acrescentado.

5. Links

Site da ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal: http://www.atp.pt/gca/index.php?id=259

Site do projeto MULTIFUNTEXTILES: http://atp.citeve.pt/

19/05/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE