MADE IN PORTUGAL naturally destaca-se em Milão!
Durante o período de 5 a 10 de setembro, serão dinamizadas em Milão um conjunto de iniciativas de notoriedade país, alicerçadas nos espaços da APIMA na Tortona Design Week, onde serão apresentadas peças de cerca de 30 empresas de diferentes setores da Fileira Casa, e da ASSIMAGRA na 5VIE Design Week, onde apresentará uma exposição de peças de 9 designers, em mármore do Alentejo, integrada no programa Line of Marble. O supersalone, evento especial em 2021 do Salone del Mobile.Milano, contará com a participação de 14 expositores portugueses dos setores do mobiliário e iluminação.
As ações de promoção serão comunicadas sob a marca MADE IN PORTUGAL naturally, criada pela AICEP, que suporta uma campanha de comunicação internacional, que tem sido desenvolvida desde março pela Agência, em parceria com as associações empresariais de ambas as fileiras.
Inseridas num conjunto de ações promovidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros designadas “Roteiros para a Internacionalização”, numa altura de mudanças estratégicas internacionais, onde a necessidade de partilha e reforço de atuação conjunta é fundamental, as associações setoriais - AIMMP (Madeira e Mobiliário), AIPI (Iluminação), APIMA (Mobiliário e Afins) e ASSIMAGRA (Pedra Natural) - assinam, em Milão, um Protocolo de Colaboração no dia 6 de setembro, pelas 18h30.
Para o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, “Estamos perante mais um momento-chave da campanha da AICEP “MADE IN PORTUGAL naturally” e com a assinatura deste protocolo temos também, um corolário de boa coordenação e ação conjunta num setor relevante para as nossas exportações. Entramos numa nova era de cooperação entre estas associações, o que irá permitir não só aumentar a capacidade de internacionalização das empresas suas associadas, mas também maximizar e potenciar resultados pela agregação de valor e competências, aproveitamento de sinergias, desenvolvimento conjunto de projetos ou ações promocionais nos mercados externos e uma comunicação alinhada e partilhada dessas iniciativas, marcando assim uma nova etapa de atuação internacional.”
A assinatura do protocolo foi presidida pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, contando igualmente com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, Presidente do COMPETE 2020, Nuno Mangas, e da Administradora da AICEP, Rita Araújo.
Num momento tão importante e crucial para a dinamização da estratégia internacional, e tendo presente a retoma gradual das ações internacionais, as associações estão comprometidas e empenhadas num reforço da promoção global e conjunto da oferta portuguesa das Fileiras Casa e Materiais de Construção, utilizando quer as suas marcas setoriais quer a marca MADE IN PORTUGAL naturally.
As ações promocionais realizam-se no âmbito de candidaturas apoiadas pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
Fonte : AICEP