O café português está pelo mundo
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa reforçar o posicionamento do café português em mercados consolidados e abordar novos mercados, com uma estratégia sustentada de aproach às oportunidades e aos canais de distribuição, apostando no reconhecimento e valorização da marca coletiva.
Portuguese Coffee: a Blend of Stories to the World
1. Síntese
A Associação Portuguesa do Café (AICC) lançou o projeto “The Portuguese Coffee - A blend of stories to the world”, cujo principal objetivo é promover internacionalmente o café português, de modo a demonstrar as suas características autênticas, bem como a história e tradição que o envolvem, alcançando o reconhecimento e valorização do produto e das marcas ligadas a esta indústria em Portugal.
A AICC sublinha que "a cultura do café faz parte da história do nosso país" e, por isso, assume-se como um tópico relevante sua divulgação e destaca que esta é a segunda bebida mais consumida no mundo e “Portugal é significativamente representado por grandes marcas que defendem cafés de alta qualidade e com características únicas”.
Este projeto tem uma componente de estudos de mercado mas também missões institucionais ao Reino Unido e Canadá, assim como uma missão inversa de compradores, por altura da realização do Lisbon Coffee Fest, o maior evento do sector no país, adiado para 2022 devido às atuais condições de saúde pública.
Testemunho, Claudia Pimentel
Cláudia Pimentel | Secretária-Geral na AICC
O Projecto “Portuguese Coffee – a blend of stories to the World”, após o levantamento, desenvolvimento e apresentação num Webinar das informações essenciais sobre o mercado do Canadá, encontra-se numa fase de espera sobre a possível realização de provas qualitativas de café nesse mercado e sobre a presença numa feira no Reino Unido, devido às contingências do COVID19, que gostaríamos de realizar presencialmente, mas caso tal seja impossível, estamos a estudar alternativas às mesmas.
O apoio do COMPETE a este projecto associativo é essencial para a realização do mesmo e permite a todas as marcas nacionais que quiserem aderir à marca “Portuguese Coffee – a blend fo stories®”, integrarem o mesmo sem diferenciações, tendo o mesmo acesso aos mercados, sejam as empresas grandes ou pequenas.
2. Cofinanciamento
O projeto “Portuguese Coffee – A Blend of Stories To The World” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC). Promovido pela AICC - Associação Industrial e Comercial do Café, o projeto envolveu um investimento elegível de 201 mil euros, dos quais 171 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
3. Links