Avaliação do contributo dos FEEI para as dinâmicas de Transferência e Valorização do Conhecimento
A transferência e valorização de conhecimento (TVC) é um processo essencial na geração e disseminação da inovação nas economias modernas. Envolve normalmente entidades produtoras de conhecimento científico, como universidades e outras entidades públicas de I&D, e beneficiários ou utilizadores do conhecimento nos processos produtivos, como são as empresas e outras entidades públicas e privadas.
Ao envolver diferentes tipos de atores enfrenta recorrentemente problemas na criação e consolidação de relações entre as partes, pelo que o estímulo das políticas públicas é essencial para estimular a colaboração. Normalmente, a TVC associa-se a determinados mecanismos como a proteção e licenciamento de propriedade industrial, contratos de I&D contratada ou criação de empresas académicas, mas outros canais de carácter mais informal e difuso são também cruciais, o que complexifica a análise deste fenómeno. A TVC teve uma entrada tardia no contexto das políticas públicas em Portugal.
Apesar da crescente atenção na última década, este é um processo que ainda não está adequadamente institucionalizado nem tão pouco estruturado entre os principais atores de inovação.